DIA DO DESAFIO: Apenas 15 minutos

Ação Mundial busca incentivar à pratica de qualquer atividade física

·
Atualizado há 5 anos

(Foto: Ricardo Silveira).
(Foto: Ricardo Silveira).

Correr, caminhar, pedalar, jogar futebol, ou até mesmo um passeio com o cachorro, porque não. Tudo vale para a participação no Dia do Desafio. Nesta quarta-feira, 29, cidades de todo o mundo se mobilizam com ações que visam incentivar a prática de qualquer atividade física por no mínimo 15 minutos.

Com surgiu

No ano de 1983 durante o rigoroso inverno da cidade de Saskatoon no Canadá, o então prefeito Clifford Wright, sugeriu que a população fosse caminhar para espantar o frio. Em 1984, Clifford convidou cidades vizinhas para participarem do movimento. Nascia então o Dia do Desafio.

Anos depois, a TAFISA The Association For International Sport for All, organização esporte para todos, assumiu o comando do Dia do Desafio. Com isso, a ação ganhou força e se intensificou pelo mundo.

Em 1995, a ação chegou ao Brasil, primeiramente em São Paulo sendo coordenada pelo Serviço Social do Comércio (Sesc). O sucesso da iniciativa paulista se espalhou em pouco tempo por todo o Brasil.

Benefícios da atividade física

Segundo estudo do jornal The Lancet, praticas qualquer atividade física por apenas 15 minutos por dia, pode reduzir o risco de morte em 14% e aumentar em três anos a expectativa de vida.

Sem contar que com o passar do tempo, o que no início era uma necessidade se transforma em algo prazeroso, e gradativamente as pessoas vão aumentando sua carga diária de exercícios.

O Dia do Desafio na região

Departamentos e Secretarias de esportes se mobilizam com outros setores das prefeituras, para aplicarem inúmeras atividades, mas, principalmente despertar na população à pratica de qualquer atividade física.

Torneios de futebol, futebol de areia, tênis de mesa, xadrez, Corridas rústicas, brinquedos infláveis para as crianças, foram algumas das ações sugeridas a população no passar dos anos.

E a cada Desafio, os resultados foram expressivos e os municípios da região da Associação dos Municípios do Sul Paranaense – Amsulpar e Planalto Norte Catarinense foram se envolvendo com a proposta.

Corrida da Meia-noite

Idealizada há cinco anos pelo então diretor da Faculdade Senac de Porto União, Eliéser Lourenzetti, a Corrida da Meia-Noite se tornou tradição no Vale do Iguaçu. Mesmo após sua morte em 2018, a ideia de Eliéser ganhou mais força e marcou presença na edição deste ano do Dia do Desafio.

Confira a largada da prova

Inclusive a Corrida de 2019 foi denominada Troféu Eliéser Lourenzetti, reunindo aproximadamente 200 competidores de diversas cidades, na fria madrugada desta quarta-feira, 29.

“É uma justa homenagem a quem criou esse evento, que hoje é um grande sucesso em toda a região”, disse Márcio Zancanaro, diretor da Faculdade Senac.


RESULTADOS

GERAL MASCULINO

1º Pedro Paulo Ferreira dos Santos

2º Éder José Souza

3º Gabriel Didomenico

GERAL FEMININO

1º Elisângela Ferreira de Oliveira Assumpção

2º Tatiany Schiliga

3º Jaine Karolina Janoski

Os vencedores das demais categorias você confere aqui.

Já em União da Vitória

Uma das atrações aconteceu na Unidade do Sesc, com a participação de alunos da rede Municipal de ensino. Durante a tarde a garotada pode jogar futsal, tênis de mesa, voleibol, pular corda, jogar peteca, e aproveitar os brinquedos infláveis.

20190529-diadodesafio-valedoiguacu (12)

Para os adultos, instrutores da Unidade desenvolveram atividades físicas, animando os participantes na tarde fria de União da Vitória.

Segundo o gerente do Sesc União da Vitória, Marcelo Silva, o incentivo foi dado, agora é com a população desenvolver o hábito pela atividade física.

“Estamos muito satisfeitos com o evento, pudemos perceber a motivação das pessoas, e na maioria dos casos é isso que falta, a motivação. Com isso, acredito que pudemos incentivar muitas pessoas a implantar a atividade física no seu dia a dia”, disse.

Os resultados

Nesta quinta-feira, 30, serão divulgados os resultados das participações dos municípios. Os números podem ser acessados na página Sesc (www.sesc.com.br).