Esportes e hobbies alternativos conquistam entusiastas ao redor do brasil

·
Atualizado há 3 anos

Photo by Pexels

 

 

Conhecido por ser o país do futebol, nos últimos anos diversos esportes cresceram no Brasil. Seja a corrida de rua, o poker ou até mesmo o vôlei e o basquete, cada vez mais diversos esportes e hobbies alternativos têm conquistado entusiastas no país e na sequência vamos conhecer um pouco mais sobre eles.

Número de corredores aumentou de forma expressiva no país

Segundo uma pesquisa divulgada no último Global Running Day pela Asics, uma das melhores marcas de tênis disponíveis no Brasil, um dos principais esportes alternativos que ganhou um número considerável de seguidores no último biênio é a corrida.

O estudo contou com a participação de mais de 14 mil corredores espalhados por 12 países, incluindo 1000 corredores localizados no Brasil, e descobriu que houve um aumento significativo na quantidade de usuários de aplicativos de corrida por aqui.

Para se ter uma ideia do crescimento experimentado no último ano, apenas no mês de abril foi registrado um crescimento de mais de 250% no número de instalações de aplicativos de corrida e um aumento de 44% na quantidade de usuários ativos mensais em relação ao mesmo período de 2019.

Se isso não fosse o bastante para demonstrar a força da corrida, também foi registrado um aumento global de mais de 60% em relação ao número de entusiastas que passaram a correr pelo menos uma vez por semana.

Os motivos para isso são muitos e variam de acordo com o país, mas entre os usuários brasileiros quase 90% dos entrevistados afirmaram que o principal motivo para sair para correr é o benefício que essa atividade traz para a mente – já que a corrida é “fundamental para espairecer a mente”.

Além disso, pouco mais de dois terços dos entrevistados (67%) afirmaram que os benefícios mentais das corridas são melhores que o de outras atividades físicas, o que mostra como esse fenômeno científico desempenha um papel importante na adoção cada vez maior desse esporte.

Photo by Pexels

 

Entusiastas do poker também cresceram

O poker é outro esporte que conquistou muitos entusiastas no Brasil e desde o início dos anos 2000 a modalidade texas hold’em, que é internacionalmente conhecida por ser uma das mais populares, têm crescido de forma expressiva por aqui.

Praticado por apenas algumas centenas de entusiastas na virada do milênio, o poker conseguiu crescer no Brasil de forma exponencial com a popularização do Brazilian Series of Poker (BSOP) principal competição nacional do esporte das cartas que atualmente já se consagrou como um dos maiores circuitos esportivos do mundo, assim como com a proliferação cada vez maior da internet.

Se antigamente existiam poucos dispositivos móveis em circulação, atualmente os mais de 424 milhões de aparelhos, entre notebooks, tablets e especialmente celulares, que se tornam cada vez mais acessíveis por meio de marcas como a Xiaomi, possibilitaram que esse esporte mental fosse praticado por um número cada vez maior de brasileiros até chegar aos mais de 10 milhões de entusiastas espalhados por todos os cantos do país.

Considerando que o número total de jogadores de poker no mundo encontra-se em aproximadamente 100 milhões, o grande número de jogadores nacionais e as diversas premiações alcançadas pelos competidores profissionais brasileiros (o que inclui seis títulos mundiais) colocou o Brasil no mapa mundial do poker e a modalidade não para de crescer por aqui.

Outros esportes também contam com novos usuários

Além da corrida e do poker, que registram aumentos de números significativos de entusiastas nos últimos anos, outras modalidades também têm conquistado um espaço cada vez maior no chamado país do futebol.

Um dos grandes destaques é o vôlei. Existem diversos fatores que explicam o aumento recente na quantidade de fãs da modalidades, mas dois dos mais expressivos são o bom desempenho da equipe masculina e feminina do Brasil nas Olímpiadas e a popularização expressiva de animes como “Haikyu!!”.

Vale mencionar que esse último está disponível na Netflix, a plataforma de streaming mais popular no país, o que possibilitou que um número expressivo de usuários conhecesse a série pela plataforma e eventualmente transferisse a paixão da televisão para a vida real.