União da Vitória terá um representante na Série Prata do Futsal Paranaense em 2024. A ACAU Futsal aceitou o convite da Federação Paranaense de Futsal – após desistência do Gralha Futsal (Quedas do Iguaçu) – e vai disputar a segunda principal divisão da modalidade no Estado. Uma conquista para o esporte local e para uma equipe que nos anos anteriores ficou muito perto do acesso. A confirmação da presença da ACAU na Série Prata aconteceu através de uma coletiva de imprensa no sábado, dia 20 de janeiro. A diretoria, comandada pelo presidente João Valter Boiko, também anunciou que a ACAU terá categorias de base a partir desta temporada.
“Nós tínhamos feito um planejamento para disputar a Série Bronze, e aí surgiu esse convite da Federação. Agora, o investimento terá de ser dobrado. Querendo ou não, as despesas são muito maiores”, destaca o presidente João Valter Boiko. Por isso a importância em firmar novas parcerias. “Nós temos que ir atrás de novos patrocinadores para poder montar uma equipe bastante competitiva”, acrescenta o dirigente, que tem trabalhado de forma intensa para apresentar o projeto a empresários da região. O tempo também acaba se tornando um obstáculo nesse momento. A Série Prata tem início programado para o dia 16 de março e é uma competição de longa duração – termina apenas no mês de dezembro.
“Estamos contratando alguns atletas, precisamos dar início aos treinamentos, resolver a questão do material esportivo, novos uniformes, enfim, todas essas questões. Nós esperamos fazer uma grande Série Prata. De início, com o pensamento de permanecer nessa divisão, se firmar e, posteriomente, alçar voos maiores. Mas isso demanda muito investimento”, conta o presidente da ACAU.
Segundo ele, a equipe deverá investir cerca de R$ 17 a R$ 21 mil reais mensais na Série Prata para custear salários dos atletas, alojamento, viagens, alimentação, entre outras despesas. Daí a importância de patrocínios mais robustos neste temporada. “E claro que também contamos com o apoio da nossa torcida, indo aos jogos, comprando os produtos da ACAU”, finaliza.
A categoria de base é outra novidade para 2024. A ACAU pretende manter essas equipes não só para fomentar o esporte na região, mas também para buscar novos talentos, que possam defender o time de União da Vitória em futuras competições.