JASC: Começa a 58ª edição dos jogos em Caçador

Foto: Fom Conradi
Foto: Fom Conradi

O frio deu uma trégua e colaborou para deixar a abertura da 58ª edição dos Jogos Abertos de Santa Catarina ainda mais bela, na noite de sexta-feira (7), em Caçador. Mais de 10 mil pessoas, conforme a Polícia Militar, estiveram presentes no Parque das Araucárias. Esta é a terceira vez que o município sedia a competição, que prossegue até no dia 16. O evento deste ano conta com a participação recorde de 121 municípios, mas envolveu 69% dos existentes no Estado. Desde 2013, em Blumenau, a cerimônia não era realizada ao ar livre. A festa foi encerrada em alto estilo com a apresentação da Banda Jota Quest.

O espetáculo, que antecedeu a parte formal propriamente dita, foi dividido em três atos. O primeiro contou como era rica – a floresta, com os índios habitando a região. Depois, a chegada dos primeiros habitantes. O corpo de dança da Secretaria da Cultura, Esporte e Turismo mostrou o conflito armado entre os caboclos defendendo a sua terra e os funcionários da linha férrea e da empresa colonizadora. O segundo mostrou a chegada dos imigrantes através do trem, que auxiliaram no desenvolvimento do município. No terceiro os aspectos atuais de Caçador.

A parte oficial com a entrada de representantes dos 4,5 mil atletas e dirigentes, envolvido nos Jasc. Depois da execução dos hinos, aconteceu o acendimento da pira olímpica ficou a cargo de Laurindo Nunes Filho, campeão da prova de 10 mil metros dos Jasc, bicampeão da maratona de São Paulo e quarto colocado do ranking brasileiro.

A presidente da Fesporte, Natália Lúcia Petry, enalteceu em seu pronunciamento a importância do professor de educação física, que é o responsável pela formação do atleta desde a base. “Sem eles não haveria esse tipo de competição”. Ela destacou que Santa Catarina ocupa lugar de destaque no cenário nacional. O prefeito Saulo Sperotto lembrou que quando ocupava o cargo conseguiu que Caçador sediasse os Jasc de 2012. “Infelizmente não tive condições de realizar por questões políticas”. “Voltei e aqui estamos trazendo para Caçador mais uma vez os jogos para o município”. A abertura oficial foi feita pela secretária executiva da Agência de Desenvolvimento Regional de Videira, Girlene Borsoi.

0 COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta