JOGOS DA JUVENTUDE: Uma noite de encanto e de homenagens

·
Atualizado há 5 anos

Na noite de segunda-feira, 22, foi realizada, no Ginásio Municipal Olívio Wolf do Amaral, a cerimônia de abertura dos JOJUPS de São Mateus do Sul. Evento que mostrou os encantos do esporte e que terminou com uma bela homenagem para os professores de educação física. O roteiro perfeito para os apaixonados pelas modalidades esportivas.

A primeira atração da noite foi o desfile das delegações. Ato que levou o público ao êxtase e que foi conduzido pelo “futuro do esporte”. Os atletas da escolinha de futsal do município tiveram a missão de guiar os representantes das cidades. Tarefa que os pequenos cumpriram com simpatia e muito carisma.

Desfile das delegações. Créditos: Luis Felipe Sanzovo
Desfile das delegações. Créditos: Luis Felipe Sanzovo

Na sequência, os hinos do Brasil e do Paraná foram executados. Após, as autoridades da cidade realizaram discursos que mostraram a importância dos Jogos da Juventude do Paraná para o município e da prática esportiva na vida dos estudantes.

O prefeito de São Mateus do Sul, Luiz Adyr Gonçalves Pereira, conversou sobre o papel da competição na vida dos jovens e da preparação da cidade para receber o evento.

“É uma honra e uma responsabilidade muito grande para o município sediar essa etapa dos Jogos da Juventude do Paraná. Estamos recebendo dezesseis delegações com muita satisfação. Nós fizemos investimentos nas estruturas esportivas que melhoraram e tornaram mais confortável a prática das modalidades. Só temos que parabenizar o Governador do Estado por dar continuidade aos JOJUPS. Eles têm um papel muito importante na formação desses jovens atletas”, relata.

O juramento do atleta foi realizado pela Allana de Cássia Ferreira (15 anos), atleta do time de basquete de São Mateus do Sul.

Allana fazendo o juramento
Allana fazendo o juramento

O grande momento da noite foi o acendimento da pira olímpica. Ato que foi realizado em um revezamento por sete professores de educação física. São eles: Alex Müller, Cristian Ferreira, Cidineia Siqueira, Luiz Carlos Ferreira Lopez, Juliana Juaski, Edinei Andrade e a Elizabete Paz que acendeu o fogo simbólico.

Elizabete relatou sobre a importância de participar do evento, do significado para ela e passou uma mensagem para os atletas que irão competir.

“Nesses 30 anos que eu dou aula na cidade, essa é a primeira vez que fui chamada para um evento assim, eu fiquei muito emocionada. Foi algo que a gente gostou, pois valorizou a nossa profissão. Eu desejo tudo de bom para eles e que participem com honra e joguem com vontade”, conta.

A professora Elizabete Paz acendeu o fogo simbólico
A professora Elizabete Paz acendeu o fogo simbólico

Participarão da competição as delegações de: Antônio Olinto, Bituruna, Candói, Cantagalo, Cruz Machado, Guarapuava, Irati, Laranjeiras, Mallet, Paula Freitas, Paulo Frontin, Pinhão, Porto Barreiro, Rebouças, Reserva do Iguaçu, União da Vitória e São Mateus do Sul.

Os atletas de 15 a 17 anos disputarão as modalidades de Basquetebol, futsal, futebol, handebol e Voleibol (nos naipes feminino e masculino).

Jogos que contaram com envolvimento de 980 pessoas e irão do dia 22 até o dia 28 de julho.

A programação da fase regional dos Jogos da Juventude do Paraná de São Mateus do Sul está aqui.

Os Jogos da Juventude do Paraná são promovidos pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação e do Esporte, com o apoio do município de São Mateus do Sul.