No Vale do Iguaçu: Futebol amador nas páginas do livro ‘Bola de capotão’

O livro de autoria do ex-atleta Jair da Silva, o Kiko, é um resgate da história do futebol amador da região

Futebol amador nas páginas do livro 'Bola de capotão'
Jair da Silva, o Kiko recebeu convidados para a noite de autógrafos. (Foto: Jaqueline Castaldon).

Avahi, São Bernardo, União. Equipes que fizeram histórias nos Campeonatos organizadores pela Liga Esportiva Regional Iguaçu – Leri, ganharam um novo capitulo nesta sexta-feira, 7, no Centro Cultural 25 de Julho. O livro “Bola de capotão” do ex atleta Jair da Silva, o Kiko, resgata grandes momentos da história do futebol amador do Vale do Iguaçu.

Além de grandes jogos e personagens dessa história, o livro traz fatos curiosos dos bastidores dessas competições, que levavam grande público aos campos e eram os principais atrativos dos fins de semana na região.

livro-boladecapotao-esporte (1)

Até o início da década de 70, o futebol amador do Vale do Iguaçu era uma potencia. Mas, com a chegada do futebol profissional em 1971 com a fundação da Associação Atlética Iguaçu, foi perdendo força. Com isso, as equipes foram desaparecendo do cenário esportivo local.

Atualmente o Campeonato Varzeano de futebol, disputado no estádio Álvaro Randon (Migé), em São Cristóvão, busca resgatar essa tradição.

Em entrevista para a repórter Jaqueline Castaldon, Kiko, enalteceu a importância de valorizar a história e principalmente que faz parte dela.

Social

Parte da renda arrecada com a comercialização dos livros, será revertida para a Rede Feminina de Combate ao Câncer do Vale do Iguaçu.

Voluntárias da Rede Feminina de Combate ao Câncer prestigiaram o lançamento
Voluntárias da Rede Feminina de Combate ao Câncer prestigiaram o lançamento

livro-boladecapotao-esporte (2)

0 COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta