Os títulos de Ancelotti, o italiano que voltou a comandar o Real Madrid

Treinador soma passagens por clubes de peso, como Bayern de Munique e Milan

Crédito: Real Madrid/Reprodução.

Após uma segunda passagem frustrada de Zinedine Zidane pelo comando técnico do Real Madrid, a equipe espanhola apostou em um velho conhecido para tentar retomar o caminho das vitórias: o italiano Carlo Ancelotti. Com uma carreira vitoriosa em diversos clubes, o treinador soma passagens não só pelos merengues, mas também pelo futebol alemão e inglês, com bons resultados.

A notícia do retorno ao clube foi manchete em diversos jornais, como JornalEsportes.com. Isso porque, o Real Madrid não conquistou nenhum título na última temporada. Foi eliminado na semifinal da Liga dos Campeões da Europa pelo Chelsea e amargou o vice-campeonato espanhol para o seu rival, o Atlético de Madrid.

Antes de ser treinador, Ancelotti foi um bom jogador de futebol.  Ele marcou 41 gols em 442 jogos que disputou. Jogou por Parma, Roma, onde conquistou títulos do campeonato italiano e da Copa da Itália, e também pelo Milan, onde fez 17 gols em 160 partidas. Era considerado um meio-campista com qualidade no passe e força na marcação, características de quase todo jogador italiano.

Tendo dirigido dez clubes desde 1995, Ancelotti tem tido sucesso na carreira de treinador nos últimos 26 anos. Foram mais de dez clubes dirigidos, com destaque para  Juventus, Milan, Chelsea, Paris Saint-Germain, Real Madrid, Bayern de Munique e Everton. Sua trajetória começa como assistente técnico, do famoso treinador Arrigo Sacchi, no Milan.

Depois, ele foi treinar a Reggina, em 1995. Desde então, o italiano tem emplacado títulos importantes. Ele conquistou a Liga dos Campeões da Europa em três oportunidades. Foram duas vezes pelo Milan, na temporada 02/03 e 06/07, no time comandado pelo brasileiro Kaká. Ele também levou a competição mais importante de clubes do mundo na temporada 13/14, ao comandar o Real Madrid.

No Bayern de Munique, conquistou duas Supertaças da Alemanha e um título da Bundesliga, na temporada 16/17. Pelo Chelsea, faturou uma Copa da Inglaterra e uma Premier League, ambas na temporada 09/10. No mesmo ano, conquistou também a Supertaça da Inglaterra. E a lista de títulos não para!

Ancelotti também teve uma passagem pelo Paris Saint Germain, onde foi campeão francês na temporada 12/13. Ele também já conquistou títulos do Mundial de Clubes por Milan e Real Madrid, além de ter sido escolhido em duas oportunidades como treinador do ano pela UEFA.

A análise das estatísticas mostra que o período mais vitorioso do italiano foi com o Real Madrid, com aproveitamento de 74%. No entanto, Ancelotti viveu seu período de gestão mais duradouro com o Milan, que começou em 2001 e terminou em 2009. Durante os oito anos, foram 420 partidas, com 238 vitórias e aproveitamento de quase 57%.

Na última temporada, Ancelotti comandou o Everton, da Inglaterra. Foram 67 jogos,

0 COMENTÁRIOS

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse.

Ao prosseguir você concorda com nossos termos de uso.