
Buscando mostrar como é desenvolvido e compartilhar grandes histórias de superação por meio do esporte. Esse é o objetivo do projeto paralímpico de União da Vitória, que realiza apresentação nas escolas da rede municipal de ensino.
Nos últimos tempos nomes como Cesar Didek, Edson Cesar Slonski (Edinho), Cristian Godoi, Everton Ozório, Luís Nestor e Elio Osga se destacam a cada competição que participam, comprovando que não existem limites para o sucesso.
O projeto de esportes adaptados é desenvolvido no Ferroviário Esporte Clube, com apoio da Secretaria Municipal de Esportes de União da Vitória, e em virtude dos bons resultados o número de interessados em ingressar nas modalidades vem aumentando de maneira considerável.
Partindo desse aspecto, surgiu a ideia de levar até as escolas das Cidades Irmãs a equipe do projeto, para que possa repassar aos alunos como são desenvolvidas as modalidades adaptadas, além de, quem sabe, descobrir novos talentos.
Ednilson Godoy, um dos voluntários do projeto, acredita que muitos jovens que possuem alguma necessidade especial não possuem a oportunidade ou não conhecem os esportes adaptados. E esse encontro pode ser uma possibilidade desse jovens também se interessarem pela pratica esportiva. “Acreditamos que é uma grande oportunidade essa troca de experiências, pois muitos jovens não conhecem os esportes adaptados”, afirmou.
Nessa semana o projeto foi apresentado no Centro Estadual de Educação Básica Para Jovens e Adultos Centro (CEEBJA) e Colégio Estadual Adiles Bordin. Estabelecimentos de ensino interessados em receber a visita da equipe podem entrar em contato com o responsável, o professor Edinho Slonski, por meio do perfil do projeto no facebook (www.facebook.com/ProjetoParalimpicoUva).