
Mais de 1,5 mil estudantes de quase cem municípios participam a desde ontem, 25, em São Mateus do Sul, da fase macrorregional dos 62º Jogos Escolares do Paraná (JEPs). É a primeira vez que o município é sede desta fase dos jogos.
As primeiras equipes entraram em quadra representando suas instituições de ensino e suas cidades em sete modalidades esportivas: xadrez, tênis de mesa, vôlei, vôlei de praia, futsal, handebol e basquete. A única modalidade sem competições neste primeiro dia é o Atletismo, que começa no sábado, 27.
Os jogos vão até domingo, 28. Em São Mateus, os estudantes e equipe de arbitragem estão alojados em locais cedidos pela Prefeitura e em parceria com instituições de ensino do município. A remuneração de árbitros e despesas com alimentação são cobertas pela Secretaria do Estado do Esporte e do Turismo. Além dos espaços para alimentação e alojamento, a Prefeitura de São Mateus do Sul é também responsável pelo transporte dos estudantes, dos alojamentos para os locais de jogos e para alimentação.
“São Mateus do Sul está de parabéns por sediar esse evento onde toda a população ganha”, explica Edgar Antônio Kuritza, coordenador geral da fase macrorregional. “O pessoal que veio para a cidade está levando lucro para os comerciantes do Município e a Prefeitura não tem quase nenhum gasto para a realização dos jogos”.
Para o Secretário Municipal do Esporte e Turismo, Artur Roscoche dos Santos, a realização dos jogos em São Mateus marca um grande avanço para o esporte no município. “Estamos juntamente com a Secretaria de Estado de Esporte e de Turismo (SEET) dando oportunidade para muitas modalidades em diversas competições e encarando esses desafios que vão favorecer o futuro do esporte na cidade”.