UMA PAIXÃO CHAMADA IGUAÇU: Um ‘senhor’ torcedor

Valdir Lustoza, é considerado um dos mais fanáticos torcedores do time de União da Vitória

·
Atualizado há 4 anos

Valdir Lustoza é presença assídua nos jogos do Iguaçu. (Foto: Ricardo Silveira).
Valdir Lustoza é presença assídua nos jogos do Iguaçu. (Foto: Ricardo Silveira).

Os cabelos bancos retratam 74 anos muito bem vividos de um ‘senhor’ apaixonado. Esse sentimento, é compartilhado ainda mais quando ele fala sobre a Associação Atlética Iguaçu. Valdir Lustoza é considerado um dos mais fanáticos torcedores do time de União da Vitória.

Ele garante que foi amor à primeira vista. A identificação com o clube aconteceu desde a fundação em 1971. Valdir acompanha os jogos, seja in loco ou com os ouvidos atentos nas transmissões de rádio.

O fanático torcedor também é visto nos treinos da equipe, grita, orienta, se envolve, se emociona. No período de ‘descanso’ da Pantera nos últimos dez anos, foi um dos – ou dos poucos – a acreditar na volta do time às competições.

“Sempre acreditei que iria voltar, lá no fundo (do coração) acreditava que o Iguaçu iria voltar”, disse.

Em todas as reuniões da diretoria, quando a volta do Iguaçu era discutida, lá estava ele, relembrando grandes momentos, incentivando, acreditando.

De pai para filho

Lustoza com o filho Daniel Lorensini em jogo do Iguaçu Sub-17
Lustoza com o filho Daniel Lorensini em jogo do Iguaçu Sub-17

Valdir não guardou para si o amor pelo Iguaçu. Passou para seu filho. Daniel Lorensini é cadeirante, integra a equipe de bocha adaptada do programa paralímpico de União da Vitória, além de um apaixonado pela Pantera do Vale.

Sempre que pode, Valdir leva o filho para acompanhar jogos, treinos, vivenciar o ambiente Iguaçu.

“Ele começou a gostar do Iguaçu por minha causa, de tanto falar, ouvia a histórias, e também aguardava por esse retorno”, afirmou.

Quando não pode levá-lo ao estádio, a família se mobiliza. “Teve um jogo no Paranaense Sub-17 que não pude levar o Daniel, mas, a mãe dele levou, o Iguaçu envolve toda nossa família”, enfatizou.

A família entende bem essa paixão. “Minha família me apoia bastante em tudo que envolve o Iguaçu, sabem como sou apaixonado pelo time, o quando gostar de estar presente em tudo”, fala.

O futuro

Olhares atentos acompanhando um paixão
Olhares atentos acompanhando um paixão

A volta do Iguaçu em 2019 só fez aumentar a paixão do ‘senhor torcedor’, que acredita em belos capítulos para essa história de 48 anos.

“A história do Iguaçu é muito bonita, grandes ídolos, jogos, torcedores, um amor que cresce a cada dia, e agora que voltou estou muito otimista de em breve o clube estar de volta á primeira divisão, lugar de onde nunca deveria ter saído”, pontuou.


Na internet

A entrevista em vídeo com Valdir Lustoza, torcedor fanático do Iguaçu, pode ser assistida abaixo. A conversa, abre a série especial de dez episódios da série “Uma paixão, chamada Iguaçu”.