Anvisa concede aval para os testes da Butanvac

·
Atualizado há 3 anos

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) concedeu na quarta-feira, 9, a autorização para que o Instituto Butantan realize a pesquisa clínica da vacina Butanvac. Dessa forma, o imunizante poderá ser testado em humanos pela primeira vez. Para que o estudo clínico fosse autorizado, a Anvisa e o Instituto Butantan realizaram intensa troca de informações ao longo dos últimos dois meses.

Além disso, foram conduzidas reuniões para que todos os aspectos do estudo fossem esclarecidos, garantindo a segurança dos voluntários. A anuência da pesquisa será publicada hoje no Diário Oficial da União (DOU).

A aplicação experimental da Butanvac será conduzida por meio das fases clínicas 1 e 2 e será dividida em três etapas: A, B e C. No momento, está autorizada apenas a realização da etapa A, que envolve 400 voluntários.

Ao todo, as fases 1 e 2 preveem 6 mil voluntários com 18 anos ou mais. A Butanvac será aplicada nos voluntários em duas doses, em um intervalo de tempo de 28 dias, nos Hospitais das Clínicas da capital e de Ribeirão Preto.