Onix usado fica até R$ 11 mil mais caro em 6 meses

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Atualizado há 3 anos

A escassez de semicondutores vem afetando a indústria de veículos no mundo inteiro. No Brasil, a General Motors paralisou a produção da fábrica de Gravataí (RS). Com isso, estão faltando unidades novas dos Chevrolet Onix e Onix Plus (sedã). Isso fez disparar o preço dos usados.

Assim, os valores dos seminovos estão perto de se igualar aos das tabelas de novos. Segundo concessionários ouvidos pelo Jornal do Carro, do Estadão, as versões de entrada e intermediária praticamente desapareceram.

A maioria dos consultores diz que os poucos carros disponíveis são da versão de topo de linha, Premier. Com tabela de R$ 93 mil, ela tem a menor participação nas vendas do modelo.

A opção de entrada tem motor 1.0 de até 82 cv e câmbio manual de cinco marchas. Segundo dados da Fipe, o hatch tem preço médio de R$ 59 mil, no caso da linha 2021, e de R$ 53,6 mil no caso da 2020.

Ou seja, o valor do modelo 2021 subiu R$ 7,5 mil em menos de seis meses. Em janeiro, o preço médio era de R$ 51.500.

Quem buscar pelo modelo seminovo, terá de desembolsar cerca de R$ 53,6 mil pela linha 2020 e de R$ 59,2 mil pela 2021. Ou seja, esses valores estão, em média, R$ 7,8 mais altos que os publicados na tabela Fipe em janeiro deste ano.

O ápice da valorização do Onix seminovo é na linha 2021 da versão LT com câmbio automático. Em média, o modelo está sendo oferecido pelo mesmo preço do zero-km. Ou seja, tanto o usado quanto o novo têm preços em torno dos R$ 73 mil.

Vale ressaltar que, em janeiro, o hatch tinha preço em torno de R$ 62 mil. Ou seja, em menos de seis meses, a valorização gira em torno dos R$ 11 mil.

No mesmo sentido, a linha 2020 ficou cerca de R$ 10,3 mil mais cara de janeiro até agora. Ou seja, no início do ano, o modelo era vendido por, em média, R$ 60,2 mil. Atualmente, o compacto está saindo por R$ 70,5 mil, segundo a tabela Fipe.

A supervalorização não é “privilégio” do hatch. No caso do sedã, a versão LT turbo com câmbio automático do modelo 2021 ficou, em média, R$ 10,4 mil mais cara desde janeiro.

No início do ano, o preço médio era de R$ 65,9 mil. Agora, o mesmo carro é cotado por, em média, R$ 76,3 mil. Já a tabela do novo é de quase R$ 78 mil.

STRADA 2022

Sem alarde, a Fiat lançou a linha 2022 da Strada. A picape está até R$ 17 mil mais cara do que quando chegou, em agosto do ano passado. Assim, a versão de entrada, Endurance com Cabine Plus, agora parte de R$ 77.290. Por ora, o aguardado câmbio automático continua ausente da lista de equipamentos do modelo.