1ª Conferência de Segurança Alimentar e Nutricional é realizada em General

·
Atualizado há 9 anos

Foi realizada em General Carneiro a 1ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional. O evento aconteceu na tarde de terça-feira, dia 23 de junho, na Câmara de Vereadores e contou com a participação da população em Geral.

Estiveram presentes várias autoridades, como o secretário de Agricultura, Waldomiro Sloboda, o presidente da CORESAN, Clemente Scistowski, o secretário de Administração, Joares Martins Ferreira, o presidente da Comissão Organizadora da 1ª Conferência Municipal de SAN, Adão Calisto, o representante da Emater, José Estaquio Pereira, o representante da Seab, Gilberto Cadagnane, a membra da Coresan, Salete Lima Venâncio, o representante do Incra, Walter Alberto Cadore, o gerente do Banco do Brasil, Claudiomar Turra, demais Secretários Municipais e o vice-prefeito, Sérgio Steptjuk que no ato representou o prefeito que se encontrava na capital Curitiba, em busca de recursos para o município.

Na ocasião, foi realizado o credenciamento logo às 13 horas, a abertura da conferência aconteceu por volta às 14 horas, onde houve discussão e aprovação do Regimento Interno, palestras de Segurança Alimentar e Nutricional, além de grupos de trabalho, coffee brack, plenário e a eleição dos delegados e referendamento do Conselho Municipal de SAN.

A conferência teve como tema “Comida de verdade no campo e na cidade” onde o objetivo central foi ampliar e fortalecer os compromissos políticos para a promoção de soberania alimentar, garantindo a todos o direito humano à alimentação adequada e saudável, assegurando a participação social e a gestão intersetorial no Sistema, na política e no plano de SAN e também eleger os delegados para a conferência Regional.

O presidente da CORESAN, Clemente Scistowski ressaltou a preocupação sobre a alimentação e a importância da conferência. “Como nós estamos consumindo e produzindo a nossa alimentação? Será que está adequada? Então existe essa preocupação, e por isso, estamos implantando esse sistema para identificarmos e melhorarmos a qualidade de vida”, conta o presidente.

O vice-prefeito, Sérgio Steptjuk considerou o momento muito propício para o desenvolvimento da cidade. “É um tema muito importante para ser debatido. A alimentação da nossa população deve ser segura e aqui discutimos o melhor caminho. É muito importante a participação da população”, destaca Sérgio.