200 laçadores participam do 18º Rodeio Crioulo Interestadual

·
Atualizado há 4 anos

(Fotos: Divulgação).
(Fotos: Divulgação).

No fim de semana dos dias 8, 9 e 10 de novembro, aconteceu em Cruz Machado o 18º Rodeio Crioulo Interestadual, no Parque de Eventos do Centro de Tradição Gaúcha (CTG) Laços do Sul.

Cerca de 200 laçadores de outros CTGs participaram do evento.

O rodeio crioulo é uma atividade desenvolvida pelos CTGs como uma atividade onde é possível vivenciar diferentes manifestações culturais desta tradição, como a dança, a chula, a declamação, a trova (provas artísticas) e, também, as competições de laço comprido, gineteadas e rédea (provas campeiras).

O coordenador da 17 RT apresentou em um desfile os seus peões e prendas q representarão a região no encontro estadual de seleções, que acontece em Toledo no mês de dezembro.

A seleção é formada pelos laçadores que melhor se destacam nos rodeios no último ano, com uma somativa de pontos, classificando para o paranaense. Essa seleção é formada por várias idades e várias modalidades: laço piá guri e prenda, laço em equipe, laço geração (avô, pai e neto), laço veterano, entre outros.

Entre os classificados de Cruz Machado está Luís Roberto Engbruch, o Luisinho, que se classifica todo ano, desde os sete anos de idade, para o paranaense. Ele busca o título estadual na modalidade do laço Guri, disputada entre meninos de 12 a 15 anos.

Ganhador de vários prêmios e troféus, Luisinho conquistou neste final de semana uma moto como prêmio, junto com sua equipe, composta por mais quatro adultos.

Luisinho foi diagnosticado com a síndrome de Guillain Baré quando tinha cinco anos, e usou a Equoterapia como tratamento.