Reimpressão do Livro histórico da cidade foi adiado em razão do coronavírus

A Coordenadora do Projeto, Schirlei Freder, acredita que a obra irá para a gráfica em breve; bem como seu lançamento também acontece em 2020

·
Atualizado há 4 anos

A pandemia do novo coronavírus cancelou ou adiou vários eventos no Brasil.

Em Cruz Machado, no Sul do Paraná, não foi diferente. A Coordenadora do Projeto, Schirlei Freder, comenta que a tão aguardada reimpressão do Livro histórico da cidade de Cruz Machado acontece em breve, bem como o seu lançamento ainda em 2020.

O lançamento do livro estava previsto para ocorrer no dia 6 março, exatamente na data de aniversário de 53 anos da primeira missa rezada na Capelinha do Paredão, importante ponto de religiosidade do município e que estampa a capa da 1ª edição do livro.

2020-livro-cruz2
(Foto: Reprodução)

O livro elaborado pela professora Irene Fryder Rockenbach, ao longo dos anos de 1970 a 1995, e impresso em 1996, ganhará uma nova vida na cidade de Cruz Machado. O manuscrito que – na época, ousou na coleta de relatos orais de moradores, empresários e lideranças políticas e religiosas, será reimpresso.

Schirlei Freder, afirma que a intenção é cultuar o passado; ela também é sobrinha-neta da autora.

“Tivemos atraso na preparação do livro. Estamos na etapa final da diagramação. Vamos fazer a conferência e se der tudo certo em 15 dias entra na gráfica. Quanto ao lançamento dependemos da normalização dessa situação toda, porque há de ficar tudo bem”, confirma.

Embora tenha cunho independente, a reimpressão conta com o apoio de toda a família e parceria com empresas e associações locais e também com a Casa da Cultura Polônia Brasil de Curitiba (PR).

Segundo Schirlei, o projeto contempla toda a revisão do livro para reimpressão, a própria impressão, bem como o concurso cultural para a escolha de trabalhos artísticos para compor a nova edição do livro histórico.

“A 1ª edição do livro encontra-se esgotada há vários anos e é importante fonte de consulta da memória e da história da cidade, tanto é que é referenciado como única fonte de dados de Cruz Machado”, diz.

A Professora Irene, hoje com seus 86 anos, está muito contente com a iniciativa. Atualmente ela mora em Cuiabá (MT). O projeto carrega a intenção de oportunizar que as novas gerações tenham acesso à obra.


Doação

Vale lembrar que parte da arrecadação da venda do livro será doado para a Apae de Cruz Machado.