5º Batalhão de Engenharia Blindado de Porto União celebra 111 anos de história

·
Atualizado há 3 semanas

Na terça-feira, 30 de abril, o 5º Batalhão de Engenharia Blindado de Porto União, também conhecido como Batalhão Juarez Távora, comemorou um marco significativo: seus 111 anos de existência.

Em uma cerimônia especial realizada para marcar a ocasião, foram entregues os Diplomas Amigo do Batalhão a algumas personalidades do Vale do Iguaçu.

O General de Brigada Alexandre Pfaender Junior, comandante da 5ª Brigada de Cavalaria Blindada, marcou presença no evento e destacou a missão do exército em atuar não apenas em tempos de conflito, mas também em situações de paz. “Ele apoia e está em condições de apoiar todas as cidades no entorno, temos o histórico de sempre ajudar diante das calamidades públicas. E nós vamos estar sempre prontos para apoiar”, ressaltou o General.

Além de Porto União, que é o único fora do Paraná, outros 12 batalhões fazem parte da chamada 5ª Brigada de Cavalaria Blindada, distribuídos pelas cidades de Ponta Grossa, Rio Negro, Castro e Curitiba.

O Tenente Coronel Agostini, comandante da unidade de Porto União, enfatizou o papel do Batalhão em estar sempre pronto para auxiliar a população. “O 5º BEC faz parte da sociedade, estamos sempre prontos para apoiar e ajudar no que for preciso”, declarou.

General Alexandre Pfaender Junior, Tenente Coronel Agostini e Luiz Alberto Pasqualin

O 5º BEC é composto por quatro companhias e recebeu 293 novos soldados no início deste ano, somando-se aos 580 militares que compõem o batalhão de Porto União.