
O presidente da Associação Amigos do Trem (AAT), Nivaldo Feliman Camargo, afirmou por meio de nota enviada à imprensa que uma reunião da diretoria da AAT decidiu encerrar a questão judicial. A Associação Amigos do Trem resolveu não recorrer da decisão judicial que devolve à prefeitura de União da Vitória a Locomotiva 310 (Maria Fumaça).
De acordo com Camargo, o processo que visava à retomada da locomotiva para o município de União da Vitória foi iniciado na gestão anterior. “A diretoria da AAT na época do primeiro recurso já sabia da impossibilidade de ganhar a ação, pois o contrato com a prefeitura de União da Vitória continha uma cláusula que lhe permitia a qualquer momento, sem motivo justificável, exigir a devolução da Locomotiva 310 num prazo de 30 dias, mas mesmo assim impetramos o recurso numa tentativa de ganhar tempo”, justificou.
O presidente defendeu a AAT dizendo que Associação é formada por um grupo de voluntários sem nenhuma relação com segmentos específicos, sejam eles político partidário ou profissionais e diz acreditar em um grande projeto de turismo por parte da prefeitura. “Entregamos a Locomotiva 310 acreditando que esta administração tenha um projeto abrangente que privilegie o turismo ferroviário”.
Nem os ex-ferroviários foram poupados. Segundo a nota oficial da AAT, os ex-ferroviários não foram responsáveis pela criação da Associação e não foram eles exclusivamente os responsáveis pela retirada da Locomotiva 310 da Praça Visconde de Nácar, mas sim alguns ex-ferroviários participaram, como todos os outros membros desta associação. A nota diz ainda que os ex-ferroviários não participaram, em nenhum momento, da elaboração dos projetos que viabilizaram verba para esta Associação.
Turismo
De acordo com o Conselho de Desenvolvimento de Turismo (Codetur), os prejuízos com a Maria Fumaça parada são incalculáveis para o setor de turismo do município. A prefeitura e o Codetur entendem que é preciso profissionalizar o negócio da Maria Fumaça. A empresa Serra Verde Express, maior operadora de trens turísticos do Brasil, quer profissionalizar os passeios turísticos com a Maria Fumaça.
O Codetur trabalha com a expectativa de ter a Maria Fumaça como carro chefe do turismo em União da Vitória desde 2010. “Ela (a locomotiva) é peça fundamental para o desenvolvimento do turismo em União da Vitória”, define Eliane Aparecida da Rocha Silveira, presidente do conselho, que afirmou ainda que os prejuízos são amargados desde 2010, quando foi lançado um folder pelo Codetur, onde a locomotiva era exibida com informações de passeios regulares para turistas