AEROPORTOS: Pesquisa mostra que brasileiros aprovam condições da estrutura

·
Atualizado há 9 anos

Projeto da região é para o retorno das linhas comerciais
Projeto da região é para o retorno das linhas comerciais

O site Portal Brasil divulgou nessa semana o resultado da Pesquisa de Satisfação do Passageiro do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil. Os aeroportos brasileiros são considerados bons ou ótimos por 92% da população. Em uma escala de 1 a 5, os viajantes classificaram os terminais em 4,38.

Feito entre julho e setembro, o levantamento mostra o aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), com a nota mais alta do País: 4,78; seguido pelo terminal Afonso Pena, em Curitiba (PR), com 4,74 pontos. Mais da metade deles, 58%, declarou que viaja a trabalho. Já 30%, responderam que viajam a lazer. Ao todo, 13.649 passageiros responderam à pesquisa em 15 aeroportos. A partir de novembro, mais terminais vão integrar a amostra: Goiânia (GO), Belém (PA), Maceió (AL), Vitória (ES) e Florianópolis (SC).

No Vale do Iguaçu

Não parece, mas todo mês, o Aeroporto José Cleto, em União da Vitória, registra uma média de 35 pousos e decolagens. Sem contar a participação dos voos assinados pelos pilotos dos aeroclubes. Incluindo eles, são cerca de 50 movimentos aéreos. E no passado, não muito distante, o trânsito aéreo foi ainda maior.

Foi no auge da Cruzeiro do Sul, companhia que tinha até guichê para venda de passagens em União. Para os padrões de hoje, a estrutura era modesta, limitada a uma casinha abandonada, vista melhor de dentro do aeroporto, atrás de uma cerca de arame farpado. Outras companhias também atuaram na cidade: foi em 1960, quando as empresas operavam com voos regulares para Curitiba, Florianópolis, Porto Alegre e outras cidades importantes. Em julho, o assunto foi matéria de capa no jornal O Comércio.

Conforme a prefeitura, a maioria dos voos são feitos por políticos e táxis aéreos. Contudo, os dados poderiam ser muito maiores e é por isso que já há algum tempo, as categorias políticas e empresariais vêm trabalhando para incrementar toda a infraestrutura do espaço.

Da parte da prefeitura de União, por exemplo, a previsão é de que a pista, que tem cerca de 1km, bem como a recepção do aeroporto, sejam revitalizadas até fevereiro de 2018, de acordo com a assessoria de imprensa. Município e governo Federal devem acertar os detalhes para aportes e execução de obras.

Da parte empresarial, a tentativa é mais antiga, vem desde 2000, segundo a advogada, Maria Salette Rodrigues de Mello. Conforme ela, desde sua gestão na presidência da Aceuv, de 2000 a 2006, a reativação da linha aérea comercial para a região vem sendo discutida. “Chegamos a ter uma proposta de uma linha aérea, mas que devido às condições do aeroporto não viabilizou”, contou para a reportagem, na ocasião. Conforme ela, o aeroporto local foi incluído em um projeto do governo Federal, mas, suspenso pela União mesmo, ainda neste ano.

O atual presidente da Associação Comercial e Empresarial de União da Vitória (Aceuv), concorda com Maria Salette. Para Daniel Breyer, o aeroporto funcional, ainda que para aeronaves de pequeno porte, atenderia os nove municípios da Amsulpar, bem como Porto União e as cidades mais próximas de Santa Catarina. “Nos projetos que vimos o pedido era que União da Vitoria tivesse o PIB de R$ 1 bilhão. Sozinha não tem, mas com todos estes municípios juntos, sim. Infelizmente o processo não andou”, lembrou. O processo acabou não decolando. “Para a região, para o nosso empresariado, seria muito favorável um aeroporto pela abrangência”, comentou.

A reformulação do aeroporto ou a vinda de uma companhia grande, poderia incrementar também o setor de saúde, que nos casos mais graves precisa cruzar o céu para atender os pacientes em estado mais grave. Ainda, seria um atrativo extra para empresários que possam vir a ter interesse para investimento na cidade ou na região.

Aeroporto já teve duas pistas

Conforme mostra a história, na época de construção, no final da década e 40, o aeroporto tinha duas pistas: a Presidente Dutra, em homenagem ao General Eurico Gaspar Dutra, Presidente do Brasil, e, a outra, de Presidente Truman, em homenagem a Harry S. Truman, Presidente dos Estados Unidos da América do Norte. Com o tempo, uma das pistas foi suprimida, mas, ao que se sabe, foi um equívoco já que a que ficou, está de frete para um morro, o que pode causar dificuldades para as manobras de aeronaves de grande porte.

AEROPORTO JOSÉ CLETO

Onde fica

Na Avenida Paula Freitas, em São Cristóvão

Pista

1000x30m

Pousos e decolagens

Média de 35 por mês (além dos aeroclubes)

Operação

Não opera por instrumentos nem no período noturno

Fique sempre atualizado

Entre no nosso grupo do WhatsApp e siga nosso perfil no Instagram para não perder nenhuma notícia!