Agora consumidor que paga em dia entra para a lista de Cadastro Positivo

O cadastro garante condições melhores de pagamento no varejo

·
Atualizado há 11 anos

comércio
Bruna Kobus/Jornal O Comércio

Antes era o registro de maus pagadores. Hoje, o registro de bons pagadores. Se você é aquele consumidor que não atrasa nenhum boleto e que quando sobra dinheiro paga com antecedência a sua conta, existe um cadastro para a sua regularidade.

O Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) juntamente com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) desenvolveram uma lista, na qual só o bom pagador faz parte. Esse registro é chamado de Cadastro Positivo e oferece benefícios especiais para quem paga as contas em dia. Entre os benefícios estão os descontos em prazos e juros melhores na hora da compra.

O Cadastro Positivo é uma ferramenta de análise de crédito, no qual armazena dados daqueles consumidores que tem nome ‘limpo’ no comércio. Com isso fazer um crediário ou um empréstimo vai ficar mais fácil, pois esse consumidor representa menor risco para o varejo.

De acordo com o diretor do SPC em União da Vitória, Silvio Iwanko, não existe no comércio uma lista de clientes A, B ou C. A única informação que o SPC pode oferecer, até o momento, é de quantos dias de atrasado um consumidor pagou seu boleto. “Nós repassamos a informação de quando o cliente pagou e só quem recebe essa informação é que vai analisar seu crédito.”

O cadastro entra em vigor a partir de julho desse ano, sendo um serviço gratuito para os consumidores. Mas, quem decidir fazer parte dessa lista precisará autorizar a inclusão de seus dados financeiros no banco de dados do Cadastro Positivo.