Ambulantes escolhem Porto União para a venda de produtos artesanais

Setor de Tributação encontra dificuldade para fiscalizar a demanda nos finais de semana

·
Atualizado há 14 anos

Ambulantes escolhem Porto União para a venda de produtos artesanais
A perimetral de Porto União foi o ponto escolhido para as vendas. (FOTO: Wannessa Stenzel).

Lindolfo Zamer está longe de casa há uma semana. Vendedor ambulante leva o sustento para a sua família por meio da venda de produtos artesanais. Lindolfo veio de São Bento do Sul, cidade catarinense, para tentar a sorte em Porto União. O ambulante vende cestas e cadeiras de vime. As peças chamaram a atenção dos moradores na tarde de ontem. A perimetral de Porto União foi o ponto escolhido para as vendas. Há seis anos na profissão afirma que não troca o seu emprego por um convencional. Estratégico o ambulante atraiu o público para conhecer os produtos que variaram entre 15 e 200 reais. Lindolfo afirma que para vender as mercadorias faz tudo o que é pedido pela prefeitura. O primeiro passo é a retirada do alvará e o pagamento da taxa que varia entre 40 e 45 reais por dia. O pagamento é feito no Setor de Tributação da prefeitura.

A atitude de Lindolfo é a correta, mas nem todos os ambulantes pensam assim. De acordo com Laureci Fraisleben, fiscal do Setor de Tributação de Porto União, existem aquelas pessoas que chegam à cidade, não retiram a taxa do alvará e acabam migrando para outra cidade. “Nós temos bom senso com os vendedores. Mas têm aqueles que se recusam a pagar a taxa”.

Em Porto União é bastante comum os vendedores de rede, cadeiras, mesas e cestos de vime, cofres, além dos vendedores de frutas, como é o caso de morango e abacaxi. Segundo Laureci, o movimento de vendedores se tornou maior no final de semana. Em virtude disso, o Setor de Tributação disponibiliza uma equipe de plantão para fiscalizar o serviço.

 

A maioria dos ambulantes presentes aqui em Porto União vem do nordeste brasileiro, mas também há paranaenses e gaúchos. É uma boa época para comprar redes, entre outros produtos vindos de todos os cantos do País. O que nos parece é que o litoral deixou de ser o roteiro favorito dos ambulantes, que há alguns anos passaram a frequentar as cidades do interior do Estado.

Sem permissão

A presença de ambulantes não é permitida na área central do município, pois as barracas e excesso de pessoas causam transtornos aos transeuntes.

Fique sempre atualizado

Entre no nosso grupo do WhatsApp e siga nosso perfil no Instagram para não perder nenhuma notícia!