Anísio de Souza é eleito prefeito de Porto União e Câmara Municipal apresenta novidades

Na câmara municipal são quatro novos vereadores

·
Atualizado há 12 anos

As eleições municipais em Porto União desse domingo, 7, ocorreram dentro da normalidade. Ao final do pleito o candidato do PT, Anísio de Souza da coligação Porto União cada vez melhor, que foi eleito prefeito com 9466 votos, sendo 51,65% dos votos. A coligação vencedora foi composta pelo PT, PTB, PMDB, PSC, DEM e PSDC.

Anísio votou por volta das 9h na Escola Básica Antônio Gonzaga e mostrava estar bastante confiante na vitória. O prefeito eleito esteve acompanhado por assessores e pelo vice-prefeito eleito, Aloísio Salvatti.

Processo eleitoral no município
Foram poucos os casos de urnas que apresentaram problemas, somente uma precisou ser substituída na Universidade do Contestado (UnC). Nas demais seções o processo de votação ocorreu dentro da normalidade.

A Policia Militar esteve realizando o acompanhamento em todas as seções e fiscalizando o trabalho dos ambulantes, que não tinham a permissão de comercializar seus produtos nas proximidades das seções.

Limpeza das ruas
Os chamados “santinhos” praticamente não foram vistos nas ruas de Porto União. A exceção ocorreu na UnC, no qual algumas propagandas eleitorais foram jogadas em frente ao ponto de votação.

Nos demais locais de votação no município, houve conscientização por parte das coligações, que não realizaram a distribuição “forçada” dos santinhos durante a madrugada.

Votação em Porto União
Segundo o chefe do Cartório Eleitoral de Porto União, Brainer Kirst o processo de votação no município foi um sucesso. “A eleição no município ocorreu dentro da normalidade, os eleitores contribuíram para o sucesso do processo eleitoral”, afirmou Kirst.

Resultado para prefeito
Dos 24.653 eleitores aptos a votar, somente 19.771 compareceram as urnas para exercer o seu voto. O candidato do PT, Anísio de Souza da coligação foi eleito prefeito com 9466 votos, sendo 51,65% dos votos. Em segundo lugar ficou o candidato do PSDB, Eliseu Mibach com 7.008 votos, sendo 38,24% e em terceiro o candidato do PP, Luis Alberto Pasqualin com 1.852 votos, sendo 10,11%. Foram 955 votos em branco (4,83%) e 466 votos nulos (2,36%).

Os eleitos para vereador em Porto União
Foram eleitos para assumir uma cadeira na Câmara de Vereadores de Porto União, Gildo Masselai do PP com 993 votos, Almir Borini do DEM com 947 votos, Sandro Batata do PMDB com 806 votos, Polaco do Bifão do PSD com 738 votos, Brasa do DEM com 706 votos, Christian Martins do PMDB com 616 votos, Osmar do PMDB com 533 votos, Paulo Kovalski do PSDB com 488 votos e Alda (Maria Aldair) do PP com 401 votos.

(Fotos: Reprodução Assessoria da campanha eleitoral Porto União cada vez melhor)