Aos 50 anos, Cohapar comemora 288 mil famílias atendidas com moradias

·
Atualizado há 9 anos

Entrega de casa em Bituruna
Entrega de casa em Bituruna

A Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar) comemora nesta quinta-feira, 14 de maio, 50 anos de existência. São 288 mil famílias atendidas com moradia, em meio século. Só de 2011 para cá, a Companhia atendeu cerca de 100 mil famílias e trabalha para chegar a 200 mil até o fim da segunda gestão do governo Beto Richa, em 2018.

A ampliação do volume de projetos e obras habitacionais é, segundo o presidente da Cohapar, Abelardo Lupion, resultado do processo de reestruturação, iniciado há quatro anos e meio. “Com certeza, é a maior revolução habitacional vivida pelo Paraná em toda a sua história. Com a intensificação da construção de casas populares, o governador Beto Richa demonstra sua atenção especial com as famílias mais carentes e permite o resgate social através da oferta de moradias dignas”, afirma Lupion.

NOVA VIDA – Responsável pelo planejamento e execução das políticas habitacionais do governo estadual, o trabalho envolve a construção de moradias nas cidades e no campo, em todos os 399 municípios paranaenses, além de regularização fundiária, titulação de imóveis, obras de urbanização e recuperação ambiental.

Ao longo de meio século, o maior número de entregas aconteceu na área urbana, com 216 mil imóveis construídos até hoje. Mais que números, o trabalho da Cohapar promove mudança na vida das famílias da cidade e do campo. São pessoas que conviveram por anos com o drama do aluguel e as dificuldades de viver em situações precárias.

É o caso da aposentada Rosalina Ribas, de 54 anos, de Bituruna, na região do Sul. Depois de oito anos vivendo em um pequeno barraco de madeira, com dois filhos e um neto, ela pode finalmente dormir mais tranquila. “A minha casa só não caiu por Deus, mas agora eu só quero pensar no nosso futuro, em construir um lugar bonito pra minha família”, afirma Rosalina.

Para alguns, a casa própria significa a chance de recomeçar a vida, como aconteceu com o pedreiro Antônio Marcos, 33 anos. Em 2011, ele cumpria pena por tráfico de drogas em uma unidade prisional da Lapa quando teve a chance de trabalhar na construção de casas populares no município para reduzir sua pena. Depois, ele próprio acabou contemplado com uma das moradias, onde atualmente vive com a esposa e os dois filhos.

“Desde aquele dia a minha vida só melhorou. É como se eu fosse uma pessoa totalmente diferente”, relata Antônio Marcos. “Mais que um patrimônio para os nossos filhos, essa casa é a base para continuar construindo uma vida melhor e mais digna”, afirma.

PEQUENOS PRODUTORES – Um dos principais programas da Cohapar nos últimos anos é a construção de novas moradias nas propriedades de pequenos produtores paranaenses. O programa, realizado em parceria com o governo federal e prefeituras, atendeu 32 mil famílias de baixa renda, das quais 13 mil apenas nos últimos quatro anos.

“Esse é um estímulo que o Governo do Paraná dá para que os agricultores familiares continuem na área rural, onde trabalham para produzir as riquezas do nosso estado”, declara o presidente da Cohapar.

O casal de agricultores Jandira, de 62 anos, e José de Souza, 68, sempre viveu no campo. Nos últimos anos, com dificuldades para tirar o sustento apenas do cultivo da mandioca, Jandira e José passaram a criar porcos e bois para ampliar a renda. “O desespero era tanto que pensamos muitas vezes em mudar para cidade grande, tentar mudar de vida”, diz o agricultor. Com a nova casa, tudo muda, inclusive os planos do casal. “Agora com esse presente, que é a casa própria, vamos passar o resto da vida aqui”.

DIREITO RECONHECIDO – Em 50 anos, a Cohapar atendeu 40 mil famílias com regularização fundiária e titulação do imóvel. Ter o terreno regularizado e o título de propriedade é o reconhecimento legal que a família necessita para viver com mais tranquilidade.

Famílias de bairros inteiros, como o Jardim Bonilauri, em Pinhais, passaram a ter o direito à propriedade reconhecido. Na localidade, 639 famílias que aguardavam há anos pela documentação definitiva de seus imóveis foram atendidas em 2011. Com a regularização, obras de instalação de esgoto, pavimentação, drenagem e instalação de equipamentos comunitários também chegaram à região.

A vendedora autônoma Adriana Gomes Saraiva, de 34 anos, mudou-se para o Jardim Bonilauri em 1.986 e acompanhou de perto a evolução pela qual o bairro passou. “Quando nos mudamos para cá, era completamente diferente. A rua era puro barro e não tinha esgoto. Quando chovia isso aqui era um desespero, porque a água entrava em casa”, relembra Adriana, que na época morava com a mãe. “As coisas aqui mudaram muito. É um novo bairro”, afirma.

COMEMORAÇÕES – Os eventos para comemorar o aniversário de 50 anos da Cohapar acontecerão na tarde do dia 25 de maio, segunda-feira. Haverá o lançamento da nova identidade visual da Companhia e também de uma logo comemorativa em alusão aos 50 anos. A data também será comemorada com confraternização dos funcionários da sede da empresa, em Curitiba, e nos 13 escritórios regionais espalhados pelo Paraná.