Por Mariana Honesko

Depois de paralisada diante das cheias do Rio Iguaçu, a obra de construção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), no centro de União da Vitória, volta a acontecer e ganhar atenção. Conforme a assessora de imprensa da prefeitura, a secretaria de Obras conta com auxílio do 5º Batalhão de Engenharia de Combate Blindado para concluir o aterro. A atividade é exclusiva da prefeitura e única ação liderada pelo município.
A partir da terraplanagem, a obra fica aberta à empresa vencedora da licitação para o início da construção. No caso da UPA, a empresa De Pieri Construções, de Tubarão (SC), foi a vencedora do processo de licitação. O investimento é de quase R$ 1,5 milhão, cujo repasse financeiro é do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2).
A unidade, que fica na Rua Prudente de Morais, no centro, terá atendimento 24 horas aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). O terreno tem três mil metros quadrados e já havia ficado à disposição da Câmara de Vereadores e da secretaria da Educação. Ambas, depois de estudos, decidiram pela cessão ao município. A unidade vai dispor de salas para exames de raio-x e eletrocardiogramas. Haverá ainda consultórios e atendimento de emergência.
Obras em São Cristóvão
Paralelo à construção da UPA no centro, a prefeitura trabalha em outros projetos para a área da saúde. Eles são descentralizados e especialmente o de São Cristóvão tem mais agilidade neste momento. A nova unidade ficará próxima do Supermercado Glória. Assim como no anel central, militares do 5º BEC também ajudam. A verba para construção no distrito também é Federal com contrapartida – novamente no preparo do terreno – do município.
Obra e nostalgia
A demolição do antigo imóvel que pertencia à extinta RFFSA anunciou a intervenção no local. A notícia e seus desdobramentos foram publicados em várias edições de O Comércio. A mais antiga publicação ocorreu no dia 20 de maio.