Atividades físicas devem continuar durante a gestação

·
Atualizado há 10 anos

Gráfico Atividades na gestaçãoO tempo em que a gestante era aconselhada a seguir a lei do menor esforço já passou. Sabe-se que incluir atividades físicas na rotina é uma ótima maneira de garantir a qualidade de vida, a independência, ajudar na hora do parto e nos afazeres diários, além de fazer muito bem à saúde.

Entretanto, aderir à prática de exercícios durante a gestação requer responsabilidade – nem todos os exercícios físicos são indicados durante esse período. Não basta vestir uma roupa confortável e escolher a atividade física que mais agrada. É preciso, antes de tudo, que o médico faça uma avaliação, indicar as melhores opções e acompanhar a evolução dos exercícios de acordo com o período da gestação.

Os melhores esportes indicados por especialistas são os que não têm impacto e incentivam o alongamento. As gestantes podem, por exemplo, se dar bem na hidroginástica – especialmente se for uma grávida sedentária. A melhor atividade vai depender do perfil de cada uma e cabe a um profissional capacitado orientá-la antes de começar a malhar.

Além disso, é importante que a gestante siga à risca as recomendações dos profissionais. Isso porque, se não for feito de maneira responsável, o exercício pode acarretar problemas ao bebê e à futura mamãe. Por outro lado, se bem orientada e com o devido acompanhamento, a prática regular de exercícios físicos pode trazer um sem número de benefícios durante e depois da gestação. Nada mais justo do que estar em forma e de bem com a saúde nessa fase da vida.

Praticar atividade física garante mais energia, bem-estar, aumenta a qualidade do sono, fortalece os músculos, aumenta a resistência, combate a obesidade, reduz a dor nas costas, o inchaço e muitos outros incômodos que podem surgir nesse período.

Fonte: http://www.einstein.br/