AUTOVIA JOÃO REOLON: Falta pouco para fim das obras de recuperação

Intervenção já alcança o trevo de Porto Vitória e exige atenção dos motoristas. Na PR-466, obra também recupera asfalto e está na reta final

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Atualizado há 9 anos

Por Mariana Honesko

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Intervenção exige atenção: na pista, cones, homens e máquinas. (Fotos: Mariana Honesko).

Motoristas que trafegam na Autovia João Reolon, na zona Sul de União da Vitória, precisam redobrar a atenção. Por conta das obras de recuperação asfáltica, parte do trecho está sinalizado com cones. Ainda, há homens e máquinas na pista, o que aumenta os riscos de acidentes.

Mas, conforme a equipe do escritório de União da Vitória do Departamento de Estradas e Rodagem (DER), a cautela maior é apenas temporária. Embora não dê data para o fim das obras, o escritório confirma o fim da intervenção em pouco tempo. Nesta semana, ela ocorria já na parte final do trecho, um pouco antes do trevo de ligação com o município de Porto Vitória.

Entenda o que é feito

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Etapa na João Reolon está no final e depende apenas do acabamento e pintura da sinalização

Desde agosto, quatro mil dos 6.500 metros de extensão da autovia estão sendo recuperados. Todo o material ruim do pavimento foi retirado e usado para melhorar os acostamentos e acessos de toda a extensão. A obra envolve ainda a substituição da camada de asfalto comprometida. No trecho descoberto, ocorre a aplicação de mais massa, “à quente”. O investimento é do governo do Paraná e gira em torno dos R$ 3 milhões. Toda a sinalização e pintura de faixas é também de responsabilidade do DER. Esta etapa deve ser executada tão logo a parte mais bruta, no asfalto, termine.

Obras na PR-466

O trecho também está recebendo melhorias. São 2.900 metros de extensão, entre a Ponte dos Arcos e o acesso ao município de Cruz Machado. De acordo com o DER, 1,5 quilômetro já está concluído. A previsão é de que a intervenção no local termine junto com a execução da João Reolon.

Mapa

A autovia é um dos mais importantes elos entre as rodovias BR-280 e BR-153, ambas federais. Embora canal para o tráfego pesado, abre espaço para a circulação dos moradores do Bairro São Gabriel: a via passa exatamente pelo meio de onde estão casas, empresas e pequenos comércios.