Câmara de Porto União concede títulos de cidadãos honorários

A Câmara de Vereadores de Porto União realizou uma Sessão Solene de Outorga do Título de cidadãos honorários ao reitor da Uniguaçu, professor Edson Aires da Silva, e também ao deputado estadual Vicente Augusto Caropreso. Solenidade foi realizada na noite desta quinta-feira, 12, no auditório do Centro Universitário Vale do Iguaçu, em União da Vitória.

O Título de Cidadão Honorário é uma homenagem prestada pelo Legislativo aos cidadãos que se destacam na sociedade pelos relevantes serviços prestados em prol da coletividade.

A proposição da honraria ao reitor, foi do ex-vereador Sandro Luciano Calikoski, apresentada na Câmara de Vereadores de Porto União em 2020. Na época em que o legislador era presidente da Casa de Leis.

A segunda honraria da noite foi aprovada através do Decreto nº 728/2022, aprovada pela Casa de Leis no presente exercício. O qual concedo o titulo de cidadão honorário ao deputado estadual, Vicente Augusto Caropreso.

Biografia

Edson Aires da Silva

O professor Edson Aires da Silva é nascido em Manoel Ribas, município da região central do Paraná, antigamente pertencente ao município de Pitanga. É professor de formação, graduado em geografia e em administração, com mestrado na área de gestão pela USFC. Atualmente professor universitário, reitor da Campo Real de Guarapuava, reitor da Uniguaçu e superintendente das coligadas Unibrasil, compreendendo Campo Real, Uniguaçu, UCP de Pitanga e Univale Ivaiporã, além do Colégio Panamericano que juntas somam mais de 15.000 acadêmicos.

Iniciou sua trajetória profissional no ano de 1982, no “Instituto Ambiental do Paraná – IAP”, onde procurou manter suas raízes atuando em diversas cidades da região, principalmente em Umuarama e Ivaiporã, até o ano de 1996.

Contudo, desde 1989 já lecionava em cursos pré-vestibular (colégio positivo) e na Univale, faculdade situada em Ivaiporã, onde, posteriormente assumiu a direção geral da instituição.

No ano de 2001, foi convidado para participar da implantação da Uniguaçu, em União da Vitória. Em um primeiro momento assumiu a coordenação do curso de administração. Em setembro de 2001 tornou-se diretor geral, cargo que ocupou até o ano de 2015.

No decorrer desses quinze anos o crescimento da instituição, através da gestão do professor Edson, fez com que a cidade de união da vitória passasse a ser reconhecida no cenário estadual e nacional pelos altos índices alcançados pelo ministério da educação, bem como forte impacto no crescimento econômico-social da região, já que a Uniguaçu se transformou em centro de referência em ensino superior, modificando não somente a vida dos seus estudantes, mas também de toda a comunidade de União da Vitória e região.

Vicente Augusto Caropreso

Vicente Augusto Caropreso nasceu em Blumenau em primeiro de setembro do ano de 1956.  Filho do engenheiro João Caropreso, natural de Curitiba – PR, e da professora Estella Maria Caropreso, natural de Florianópolis – SC.  Conheceram-se e casaram em Blumenau e tiveram três filhos, sendo Vicente o segundo filho do casal. Vicente augusto Caropreso é descendente de italianos; seus avós migraram para o Brasil em 1887, vindos da região da Calabria, e se instalaram em Curitiba – PR. O parlamentar possui cidadania italiana desde o ano 2000.

Doutor Vicente é casado com SallyNeitzel Caropreso e pai de duas filhas: Meggie Caropreso e Luísa Caropreso. Cursou os primeiros anos de estudo na escola primária Barão do Rio Branco, e o ginásio e científico no Colégio Franciscano Santo Antônio, em Blumenau.

Em 1979, formou-se em medicina pela Universidade Federal de Santa Catarina e fez residência médica em neurologia no Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná. Em 1980 foi aprovado em concurso público como médico neurologista no ministério da saúde, onde atuou por 35 anos. Em 1983, serviu como tenente-médico no 23° Batalhão de Infantaria de Blumenau.

Mudou-se para Jaraguá do Sul em 1984, onde reside até hoje e exerce sua profissão, é um notório líder comunitário, muito respeitado e benquisto. Na vida pública, doutor Vicente foi vereador, deputado federal, secretário de estado da saúde e eleito duas vezes deputado estadual.

Doutor Vicente Augusto Caropreso é médico neurologista desde 1983, voluntário da Apae de Jaraguá do Sul, além de ter prestado atendimentos pelo sus até 2014. Criou o serviço de eletroencefalografia do sus na região da Amvali, atuou como médico da vigilância epidemiológica da 24ª gerência regional de saúde e auditor de alta complexidade. É referência estadual dos agravos epidemiológicos botulismo e doença de creutzfeld-jacob (DCJ). É médico honorário do hospital e maternidade São José, de Jaraguá do Sul. É membro das Academias Americana e Brasileira de Neurologia e da Liga Brasileira de Epilepsia.

Fez parte de corpos clínicos de hospitais, além de ter proposto e executado o primeiro centro de diagnóstico por imagem de Jaraguá do Sul.

Desde 1991 é filiado ao PSDB. Elegeu-se vereador em 1996. Em 1998 foi eleito deputado federal, destacando-se como um dos parlamentares mais atuantes, de acordo com o Jornal Folha de São Paulo. Neste mandato participou ativamente pela implantação de remédios genéricos e da aprovação da emenda da saúde que instituiu, no ano 2000, os percentuais mínimos a serem gastos com saúde em municípios, estados e união.

Eleito deputado estadual em 2014, assumiu como secretário de estado da saúde em 2017 e foi reeleito deputado estadual em 2018. Nesses mandatos dedicou-se às causas da saúde e das pessoas com deficiência.

Influente, conseguiu liberar vários convênios com recursos estaduais e federais a inúmeros municípios e entidades de Santa Catarina, sobretudo porto união.

Em nosso município, aportou, durante toda sua trajetória, recursos que alcançam facilmente o montante de dez milhões de reais, montante utilizado em projetos nas mais diversas áreas, com foco na melhoria da qualidade de vida e bem-estar dos cidadãos e na elevação dos indicadores econômicos e sociais do  município de Porto União.

0 COMENTÁRIOS

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse.

Ao prosseguir você concorda com nossos termos de uso.