Caminhada em prol de Crianças e Adolescentes movimenta ruas das Cidades Irmãs

·
Atualizado há 10 anos

campanha (1)As ruas de Porto União e União da Vitória estiveram movimentadas no sábado, 17, pela manhã, com a mobilização do Dia Nacional de Luta Contra o Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Nacionalmente a data foi lembrada no dia 18 de maio, porém a movimentação aconteceu no sábado, com uma caminhada, distribuição de panfletos e orientações pelas ruas com uma grande equipe

A ação foi integrada entre os Conselhos dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) dos dois municípios (Porto União e União da Vitória), coordenadas por Claudinei Kziozek e Márcia Beatriz Leal Gasino Ribas, respectivamente. O trabalho tem como parceria a Secretaria de Desenvolvimento Social de Porto União e a Secretaria de Ação Assistência Social de União da Vitória.  A Polícia Militar de Porto União, Corpo de Bombeiros, Conselhos Tutelares, a Apadaf, acadêmicos e entidades envolvidas com crianças e adolescentes também participaram.

O Prefeito de Porto União, Anízio de Souza, participou durante todo o percurso da caminhada, junto com os funcionários da Secretaria, Secretários Municipais, parceiros e apoiadores da causa. “Essa é uma luta muito importante que deve unir toda a sociedade. Temos o papel de denunciar esses casos, pois temos a obrigação, como cidadãos de cuidar das nossas crianças e adolescentes”, enfatiza o Prefeito.

campanha (2)Após a caminhada as equipes se dispersaram pelas principais ruas da área central. Na Rua Siqueira Campos aconteceu a distribuição de panfletos e adesivação de veículos. O Vice-prefeito Aloisio Salvatti acompanhou alguns momentos.

A campanha tem como símbolo a flor amarela, acompanhada da frase “Faça Bonito. Proteja nossas Crianças e Adolescentes”, lembrando do cuidado e da necessidade de defesa do direito de meninas e meninos crescerem de forma saudável e protegida.

18 de maio

A escolha da data é uma lembrança da menina sequestrada em 18 de maio de 1973, Araceli Cabrera Sanches, então com oito anos, quando foi drogada, espancada, estuprada e morta por membros de uma tradicional família capixaba. Muita gente acompanhou o desenrolar do caso, poucos, entretanto, foram capazes de denunciar o acontecido. O silêncio de muitos acabaria por decretar a impunidade dos criminosos.

campanha (3)Denuncie

O Disque 100 é uma das ferramentas para que a sociedade denuncie os casos de violência contra crianças e adolescentes e funciona, diariamente, das 8h às 22 horas, inclusive nos fins de semana e feriados. As denúncias recebidas são analisadas e encaminhadas aos órgãos de proteção, defesa e responsabilização, de acordo com a competência e as atribuições específicas, priorizando o Conselho Tutelar como porta de entrada, no prazo de 24 horas, mantendo em sigilo a identidade da pessoa denunciante.

Outras ferramentas

As denúncias também podem ser efetuadas nos Conselhos Tutelares, Cras e Creas de Porto União e de União da Vitória.

Porto União:

Conselho Tutelar: 3523 – 4101

Cras: 3523 – 6204

Creas: 3522 – 9802

Polícia Militar – 35221334 ou 190

União da Vitória

Conselho Tutelar: 3524 – 5553

Cras Rocio: 3524 – 7922

Cras São Cristóvão: 3522 – 7500

Creas: 3523 – 8886

 

Da Assessoria