Campanha de comunicação 360° é realizada para os 90 anos do Jornal O Comércio

Em comemoração ao marco histórico do periódico, agência Girafa Comunicação Interativa utiliza estratégia de falar com o público por variados canais

·
Atualizado há 3 anos

A data de 11 de junho é um marco histórico para o tradicional Jornal O Comércio, do Vale do Iguaçu. Durante muitos anos, sonhou-se sobre como seria esta comemoração. No planejamento e no desejo da equipe, uma grandiosa festa entre parceiros, colaboradores, assinantes e anunciantes iria marcar a data. Porém, com a pandemia, o planejamento teve que ser modificado e um novo modelo de comemoração entrou em ação.

Em março de 2021, iniciaram-se as movimentações para a produção daquela que seria uma edição marcante do jornal. Além de todo o material histórico e produção do material do que viria a se transformar numa belíssima edição, com mais de 10.000 exemplares distribuídos em toda a cidade e região, a comemoração precisava ser ainda mais ampla.

Por isso, em parceria com a agência de comunicação e tecnologia, Girafa Comunicação Interativa, preparou-se uma campanha publicitária em homenagem aos 90 anos do Jornal O Comércio, com uma estratégia 360°, que visou englobar várias ações, utilizando diversos meios de comunicação ao mesmo tempo, com o propósito de levar a mensagem do JOC para todos os públicos de uma forma assertiva e integrada.

A Girafa Comunicação Interativa é parceria de anos do Grupo Verde Vale de Comunicação e foi responsável pelo desenvolvimento da campanha completa dos 90 anos do Jornal O Comércio. Entre as mídias escolhidas para dar voz a campanha, foram utilizados:

• 6 placas de outdoor em pontos estratégicos da cidade
• Veiculação de spots de 60” na rádios CBN Vale do Iguaçu e FM Verde Vale
• Vídeo comemorativo nos telões de led em União da Vitória e Porto União
• Banner digital no Portal Vale
• Ativação de campanha nas redes sociais (Facebook, Twitter e Instagram)
• Banner gráfico com a marca dos 90 anos
• Carta comemorativa para assinantes e parceiros
• Textos da campanha para testemunhais ao vivo no rádio

Além da mídia out of home, rádio e digital, a equipe da Girafa Comunicação Interativa elaborou ações diferenciadas como:

 

• Criação do novo website do Jornal O Comércio com foco nas notícias e com a temática do aniversário
• Criação de toda a identidade gráfica dos 90 anos
• Criação da hashtag comemorativa #JOC90anos
• Entrega de caneca e marca página personalizados para assinantes e parceiros
• Ativação de frame personalizado para foto do perfil no Facebook
• Ações internas com colaboradores e parceiros (Brindes, Wallpapper, Coffee Break – com equipes reduzidas devido aos cuidados sanitários)
• Suporte na distribuição das edições em grande parte do comércio e residências

 

Segundo Aline Graef, gerente de Conteúdo da Girafa, assumir esta campanha em tempos em que a comemoração não pode ser feita no formato tradicional, foi um desafio.

“Nosso desafio era fazer uma campanha que conversasse entre offline e digital, totalmente integrada, para atingir todos os públicos. O desenvolvimento da identidade da campanha foi feito pela nossa equipe de criação, que desenvolveu um logo comemorativo aos 90 anos e as demais peças. Parte da identidade do caderno especial, também foi pensando em integrar a entrega de kits personalizados aos assinantes ao material gráfico”.

Na capa do caderno especial do Jornal O Comércio 90 anos havia um espaço para que as pessoas colocassem a caneca que fazia parte do kit, instigando o leitor a fazer sua foto e participar da comemoração junto. Integrando de forma unificada as campanhas online, offline e de guerrilha.

“Ficamos muito felizes e poder fazer parte deste momento histórico do Jornal O Comércio. A Girafa, como uma agência de comunicação e tecnologia em seu DNA, sempre busca oferecer soluções completas das campanhas desenvolvidas com os clientes e acreditamos que assim tenha sido com a campanha JOC 90 anos, agradecemos a oportunidade!” completou Aline.

Para representar o JoC na sua essência, a agência optou por não utilizar fotos de banco de imagens, pois o objetivo era resgatar a história do Jornal, juntamente com quem fez parte dela. Para compor os materiais, a fotógrafa Sabrina Brun fez as fotos das personalidades e equipe. A foto do Sr. Odilon Muncinelli é de autoria de Lucio Passos.

Se você quer entender um pouco mais sobre o trabalho publicitário feito de forma integrada, realizado pela Girafa Comunicação Interativa e os serviços que a empresa oferece, confira os canais oficiais da agência:

SERVIÇO

Website | www.girafacomunicacao.com.br
Linkedin | https://www.linkedin.com/company/girafainterativa/
Facebook | https://www.facebook.com/girafacomunicacao
Instagram | https://www.instagram.com/girafacomunicacao/
Twitter | https://twitter.com/girafa