A lendária casa dos Amazonas, localizada no Distrito de São Cristóvão está abandonada. A casa que já serviu de abrigo para menores, foi tombada pelo patrimônio histórico e repassada à Fafiuv, virou esconderijo de marginal e está sofrendo com a ação do tempo e a falta de manutenção.
Moradores da vizinhança querem que a casa seja ocupada o mais rápido possível. Herdeiros que não quiseram se identificar estão pesquisando juridicamente a reversão do imóvel para a família, já que nem a prefeitura e nem a faculdade estão usando ou cuidando do valioso patrimônio histórico.
O diretor da Fafiuv, Valderlei Garcia Sanches, disse que a casa cedida para a instituição em comodato e não pode ser reformada com verba do estado. “Determinei ao colegiado de história que a casa seja devolvida à prefeitura”, afirmou. A casa está caindo aos pedaços e possivelmente não agüentará muito tempo.