
A obra da Casa Familiar Rural (CRF), iniciada há menos de dois meses no Distrito de São Domingo, está com a cobertura sendo instalada nesta semana. A Escola vai atender alunos que concluem o 9º ano regular dos municípios de União da Vitória, Porto Vitória e Paula Freitas, tendo auxílio das prefeituras para o funcionamento e organização do ensino, gerenciado pelo Núcleo Regional de Educação (NRE). A instituição foca o trabalho embasado na pedagogia da alternância, em que o aluno permanece uma semana no estabelecimento de ensino e outra na casa da família aplicando o conhecimento teórico.
De acordo com o prefeito de União da Vitória, Pedro Ivo Ilkiv, a CRF permite que os filhos dos agricultores fiquem no meio rural, mas sobretudo com conhecimento técnico necessário para terem agregação de renda e qualidade de vida. “Eles ficam uma semana na escola e outra na casa, podendo concluir o ensino médio com essa formação e levando o conhecimento para toda a família, o que vai melhorar a vida das famílias do campo”, esclarece. “Poderão trazer dificuldades que encontram na propriedade para a escola e trabalhar com seus professores a solução para tal problema”, acrescenta.
O investimento para a construção da CFR tem valor superior a R$ 600 mil, via Governo Federal. A estrutura contará com três salas de aula, cozinha, refeitório, dormitórios, sala de professores e uma sala para futura instalação do laboratório de informática.