Catedral de União da Vitória deve concluir nessa sexta-feira a reforma do telhado

Os trabalhos iniciaram neste primeiro semestre

·
Atualizado há 12 anos

Telhado da Igreja em fase de conclusão. (FOTO: Wannessa Stenzel)

A Catedral Sagrado Coração de Jesus de União da Vitória iniciou neste primeiro semestre os trabalhos de reforma do prédio. O Santuário com quase cem anos de história ainda não havia passado por uma reforma ou restauração do mesmo. De acordo com o Padre Ivo Jabloski a igreja necessitou ser interditada por motivos de segurança.

O fato é que a decisão da interdição foi tomada pelos integrantes da Comissão da Igreja juntamente com o padre Ivo e o bispo da Diocese de União da Vitória, Dom João Bosco, baseada no laudo apresentado pelo engenheiro Inderson Nyland da Silva sobre o estado em que se encontrava o telhado da Igreja.

Após inspeção o engenheiro concluiu que a estrutura da Catedral possuía defeitos visíveis por deterioração da madeira motivada pela infiltração e ataque de cupins. Assim, as missas durante a semana estão sendo realizadas na capela ao lado da catedral. Nos finais de semana, como a concentração de fiéis é maior, a celebração acontece no Salão Paroquial.

Reformas
A primeira etapa dos trabalhos iniciou com a troca de forros e instalações elétricas. Na parte do telhado, uma estrutura metálica foi fabricada para reforçar a segurança na Igreja. “A Catedral precisa de uma reforma completa, muito além do telhado, mas ainda faltam recursos”, afirma o Padre Ivo. Em virtude disso, as obras serão feitas aos poucos. Os próximos passos serão as reformas dos vitrais, pinturas e forração.

Telhado
De acordo com o Padre Ivo, os trabalhos da reforma do telhado da Catedral, que estão sendo feitos por uma empresa de Pato Branco (PR), devem ser concluídos ainda hoje.

Cúpula
A Igreja dispunha de um total de 208 mil reais para a reforma do prédio. Durante as obras, fez-se necessária a recuperação da Cúpula da Catedral. Para tanto, houve um acréscimo de 50 mil reais para a execução deste trabalho.