Catedral de União da Vitória realiza coroação da Virgem Maria

·
Atualizado há 5 anos

Que maio é o mês das mães todos sabem. Mas para os católicos, a data ganha destaque especial, pois este mês também é dedicado a Maria, mãe de Jesus e considerada a “mãe de todas as mães”.

WhatsApp Image 2019-05-31 at 20.37.23

Para festejar e prestar homenagem à santa, diversas igrejas mantêm a tradição de realizar a Coroação de Nossa Senhora. Mais do que uma representação teatral, em que crianças vestidas de anjo colocam uma coroa sobre a cabeça da imagem, trata-se de um ato de fé e de louvor.

WhatsApp Image 2019-05-31 at 20.08.01

A santa Missa desta sexta-feira, 31, que fechou o mês Mariano, terminou com o ato de coroação da virgem Maria, realizada pelos alunos e alunas da catequese da catedral Sagrado Coração de Jesus, em união da Vitória.

Origem da Coroação

O gesto de coroar Nossa Senhora foi iniciado no século 13, no ano de 1280. Tal tradição deve-se ao fato de que, na Europa, é no mês de maio que são realizadas as colheitas dos frutos e das flores do campo, cheias de cores e perfume. E, para os católicos, Maria é considerada “a mais bela uma flor”.

WhatsApp Image 2019-05-31 at 20.20.02

São Felipe Neri dedicou, então, o mês de Maio a Maria, prestando suas homenagens a ela. No Brasil, esta tradição foi trazida pelos portugueses.

Durante a coroação, as crianças ofertam:
– A coroa: mostra que ela é a rainha do céu e da terra, mãe de toda a humanidade.
– O véu: representa a virgindade de Nossa Senhora.
– A palma: representa a “a rainha dos mártires, de todos os que derramaram sangue por Jesus” e a pureza de Nossa Senhora.
– O terço: representa a religiosidade do povo.