Cerimônia de entrega da Comenda Pinhão do Vale lota anfiteatro da Unespar

Juiz de Direito Carlos Mattioli e escultor, Itacir Bortoloso, recebem título concedido pela Alvi

·
Atualizado há 9 anos

ALVIX-X4
Os homenageados: Itacir Bortoloso e o doutor Carlos Mattioli

Em uma noite especial, onde nem o frio e a chuva atrapalharam, os “imortais” da Academia de Letras Vale do Iguaçu (Alvi), assinaram mais um evento de homenagens. Nesta terça, 30, o Juiz de Direito de União da Vitória, Carlos Eduardo Mattioli Kockanny e o escultor, Itacir Bortoloso, receberam a Comenda Pinhão do Vale. O evento, além de entregar o título, marcou a comemoração dos 17 anos de fundação da academio. A Alvi nasceu em 30 de maio do ano 2000. “Foi um evento lindo. Havia mais de 200 pessoas no auditório. Tivemos uma repercussão maravilhosa”, sorriu, logo depois do evento, a presidente da entidade, Leni Trentin Gaspari.

Além dos familiares e convidados dos homenageados, estiveram presentes magistrados da região, incluindo o presidente da associação da categoria, Frederico Mendes Junior, juízes, promotores e servidores do Fórum de União da Vitória e de Porto União, prefeitos de União da Vitória, de Porto Vitória, de General Carneiro, de Bituruna e o vice-prefeito de Porto União, vereadores, professores e lideranças locais, de diversos segmentos.

A solenidade foi conduzida por Leni, que compartilhou a tribuna com o mestre de cerimonias, o jornalista Ivo Dolinski. O acadêmico Aluísio Witiuk fez a saudação ao doutor Mattioli e Roberto Domit de Oliveira, ao artista, Itacir Bortoloso. Ambos os discursos foram movidos pela emoção. Fizeram uso da palavra, ainda, o presidente da Amapar, o promotor de Justiça de União da Vitória, Júlio Ribeiro de Campos Neto e a secretaria da Educação, Aldair Muncinelli, que fez a leitura de uma crônica de autoria do seu marido, o advogado e também membro da Alvi, Odilon Muncinelli. Os homenageados também discursaram

Sobre a comenda

O título é anual, concedido sempre para duas pessoas com destaque na sociedade, dentro das áreas artísticas e sociais. Os nomes são sugeridos pelos membros da Alvi e depois, submetidos à avaliação de um colegiado. Aprovados, as indicações ganham os convites, os aplausos e por fim, a Comenda Pinhão do Vale.

Os homenageados

CARLOS EDUARDO MATTIOLI KOCKANNY

Nasceu em Curitiba. É filho do casal, Iria e Eloy Mattioli Kockanny. É irmão do meio: tem uma irmã mais velha e outro mais novo. Estudou no Colégio Marista Santa Maria, na capital do Estado. Cursou o ensino médio no Centro Federal de Ensino Tecnológico do Paraná (CEFET), concluindo o curso de Técnico em Edificações. Realizou sua graduação superior em Direito na Faculdade de Direito de Curitiba. Enquanto acadêmico do curso de Direito, estagiou em diversas áreas, e já como advogado, passou em concurso e foi Assessor Jurídico da Presidência do Tribunal de Justiça do Paraná. Fato marcante em sua vida, foi a aprovação no concurso para Juiz de Direito, cuja vocação para área ficou demonstrada pela atuação nas comarcas que atuou. Iniciou as atividades como Juiz de Direito na Comarca de União Bandeirantes, mais tarde na Comarca de Paranacity, antes de ser transferido para a Comarca de União da Vitória, em 30 de maio de 2005. Há quatorze anos é Juiz de Direito no Estado do Paraná. Titular da Vara e Sucessões, Infância e Juventude, Registros Públicos, Acidentes do Trabalho e Corregedoria do Foro Extrajudicial da Comarca de União da Vitória. Atualmente também coordena o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) da comarca.

ITACIR BORTOLOSO

Filho de Eliseu Bortoloso e de Otávia Sareta Bortoloso, nasceu em Videira (SC), morou em União da Vitória entre os anos de 2002 e 2004 e daí em diante, em Porto União. É casado com Maria Teresinha, pai de tres filhos. O escultor se dedica à arte de escultura em madeira desde 1995. Autodidata, vem aperfeiçoando sua arte. Seu trabalho é quase sempre por encomenda, esculturas de cunho histórico e religioso. Suas obras decoram ambientes nacionais e também internacionais: algumas peças estão nos Estados Unidos, Áustria, Itália e Argentina.

Fotos: Jeni Rodrigues

Fique sempre atualizado

Entre no nosso grupo do WhatsApp e siga nosso perfil no Instagram para não perder nenhuma notícia!