Cidade comemora casas novas após quase três décadas

A demanda habitacional em São João do Triunfo contempla hoje em torno de 300 famílias

Com investimento do Governo do Estado de R$ 2,54 milhões, as novas moradias encerram uma espera de quase 30 anos em São João do Triunfo. A cidade estava sem construções urbanas nesses moldes, desde agosto de 1994.

Os recursos do Governo integram o Programa Estadual de Habitação (Carteira Própria) da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar).

O terreno, comprado pela prefeitura, foi doado para a administração estadual executar o projeto.

As obras no conjunto habitacional atingiram 30% no começo de julho.

Habita Parana - Programa Estadual de Habitacao - Financiamento Cohapar Residencial São João do Triunfo, 30 casas populares, com dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço externa. Os imóveis são financiados pela Cohapar através do Fundo de Combate à Pobreza. Foto: Geraldo Bubniak/AEN
(Fotos: Geraldo Bubniak/AEN)

Ele será entregue com pavimentação asfáltica, meio-fio, calçada, galerias de águas pluviais, sinalização horizontal e vertical, e estrutura completa de saneamento e iluminação. Os critérios de moradia levam em conta a renda e as possibilidades de transformação social para famílias que moram em áreas de risco ou têm perfis específicos elencados em leis estaduais e federais.


Casas

Habita Parana - Programa Estadual de Habitacao - Financiamento Cohapar Residencial São João do Triunfo, 30 casas populares, com dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço externa. Os imóveis são financiados pela Cohapar através do Fundo de Combate à Pobreza. Foto: Geraldo Bubniak/AEN

As casas terão laje de concreto, dois quartos, banheiro, cozinha e sala de estar. Serão entregues com piso, portas, janelas, chuveiro, vaso sanitário, tanque e todos os acabamentos essenciais. A maioria tem 38 metros quadrados e algumas possuem 47,66 metros quadrados, destinadas especialmente para pessoas com deficiência. Nesse segundo caso os banheiros são maiores e há barras de aço para cadeirantes se apoiarem.

O custo médio dessas unidades é de R$ 80 mil e, nesse programa, a modalidade de financiamento prevê parcelamento em até 360 meses. A seleção das famílias será feita pela Cohapar e pela prefeitura quando o ritmo de obras ultrapassar 50%. De acordo com o último levantamento, 295 famílias de São João Triunfo estão cadastradas no sistema estadual de moradias populares.


Confira a íntegra da entrevista com o prefeito de São João do Triunfo, Abimael do Valle:

Vvale: Prefeito, a cidade recebe casas novas após quase três décadas, é isso?

Vvale: Qual expectativa o senhor aponta para o cenário habitacional da cidade?

Vvale: O saneamento básico também teve investimento em 2020?


Na região

Além das obras em São João do Triunfo, a unidade regional da Cohapar de União da Vitória, que atende 14 municípios, tem projetos em estágio avançado em Rio Azul (34 casas), Coronel Domingos Soares (29 casas) e Palmas – um condomínio do idoso de 40 casas e mais 40 casas do programa Vida Nova. Há ainda um conjunto habitacional em São Mateus do Sul, já na fase de documentação.

0 COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta