Cohapar contabiliza mais de 4 mil casas na região sul do Paraná

·
Atualizado há 6 anos

CohaparXUVO escritório da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar) de União da Vitória contabilizou 4.078 projetos de casas populares, distribuídos entre as várias cidades do seu campo de atuação. As moradias integram os programas do Governo do Estado, em parceria com o Governo Federal e municípios. “Nosso objetivo é de atender o maior número de famílias com a casa própria em todo o Paraná”, destaca Júlio Adilson Pires, coordenador Regional da Cohapar na região. De acordo com ele, em União da Vitória, o objetivo é chegar em 2018 com 1.379 famílias atendidas com a casa própria.

Dados da Cohapar indicam um crescimento no número de contratos assinados. Segundo Pires, o resultado alcançado até agora foi possível pelas parcerias firmadas com a Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil, prefeituras, entidades de classe e lideranças comunitárias. “A habitação popular é uma das áreas prioritárias do governador Beto Richa. Por isso, a Cohapar está sempre de portas abertas para receber as demandas das prefeituras e prestar todo o suporte possível para que os projetos saiam do papel”, afirma o presidente da companhia Abelardo Lupion.

Moradias rurais

Além das habitações urbanas a Cohapar tem incentivado os municípios a aderirem ao programa de construção de moradias na área rural. Com objetivo de atender à população que já possui uma casa, mas tem problemas com a documentação, o prefeito pleiteou a adesão do município ao programa Morar Legal Paraná. A iniciativa faz parte de um pacote de novos serviços ofertados pela Cohapar e consiste na contratação, por meio de licitação, de empresas especializadas no ramo pelo critério de menor preço. Também são aportados recursos do Fundo Estadual de Combate à Pobreza para reduzir ainda mais os custos pagos pelas famílias que optarem por regularizar seus imóveis através do programa. Além disso, para atender a camada da população que não tem condições de arcar com os custos de financiamento imobiliário, a administração Municipal de União da Vitória, pretende apresentar um projeto dentro do programa Família Paranaense, voltado a construção de casas para famílias carentes.

O chamamento foi aberto pela Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social aos municípios que já aderiram ao programa, com prioridade para atendimento daqueles que possuem os menores índices de desenvolvimento. A Cohapar tem orientado as equipes municipais sobre a coleta de documentação e montagem do processo de acordo com os critérios do edital, cujo prazo se encerra em 22 de dezembro. “O governo Beto Richa tem um compromisso com a habitação no Paraná, eu e toda a minha equipe estamos trabalhando para que todas as metas sejam ultrapassadas”, finalizou Pires.

Ação fiscalizadora

Outro fator importante são as fiscalizações das obras de reformas das escolas através do programa Escola 1000, o escritório regional de União da Vitória já totalizada 21 escolas na região, e ainda outras 30 deverão vir no próximo ano.

“O Governador do Paraná Beto Richa, autorizou a aplicação de 100 milhões de reais – para o programa nas escolas, sendo que na jurisdição do escritório regional de União da Vitória são mais de 50 escolas que serão contempladas com o programa, o que representa um investimento de aproximadamente R$5 milhões na região. É um grande desafio para a Cohapar, mas a finalidade do programa é a de manter as Escolas da Rede Estadual em excelente estado de conservação para que o número maior de estudantes e professores tenham melhores condições de estrutura e conforto para desenvolver seus trabalhos e estudos”, diz Pires.

A Regional da Cohapar de União da Vitória atende os Municípios: Antônio Olinto, Bituruna, Coronel Domingos Soares, Cruz Machado, General Carneiro, Mallet, Palmas, Paula Freitas, Paulo Frontin, Porto Vitória, São João do Triunfo, São Mateus do Sul, União da Vitória.