Combate ao abuso e exploração sexual infantojuvenil é tema de palestra

·
Atualizado há 5 anos

irineopolis-combate-exploracaosexual2Proteção da criança e do adolescente e formas de denunciar agressores foram alguns dos assuntos abordados durante a palestra do promotor da vara da infância e juventude da comarca de Porto União, Rodrigo Kurth Quadro, que na noite de terça-feira,24, esteve em Irineópolis participando de uma das ações que integraram a programação alusiva ao Dia Estadual de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Infantojuvenil.

“Muitas vezes a criança abusada tem medo de contar, tem vergonha porque pode achar que é culpada também, quando na verdade ela é a vítima”, disse o promotor, explicando ao público que muitas vezes as situações de abuso ocorrem no interior das próprias famílias. “Geralmente ocorre por pessoas da família ou amigos, conhecidos. Então a gente às vezes acha que é um estranho que talvez faça isso, mas são pessoas próximas”, alertou.

O evento, organizado pela Secretaria de Desenvolvimento Comunitário e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), também contou com a apresentação do grupo de teatro formado por alunos do Núcleo Educacional Guilherme Bossow, que levou para o palco o dia a dia de uma família vítima de violência, chamando a atenção para a necessidade de denunciar os casos de agressão através da Central de Atendimento à Mulher em Situação de Violência, ligue 180.


Como denunciar

Há várias formas de denunciar casos de suspeita ou ocorrência de abuso e exploração sexual. “Através do acionamento do Conselho Tutelar, Delegacia de Polícia, na Promotoria de Justiça e até pelo disque 100, uma ligação gratuita e que de forma anônima pode ser relatado o que está acontecendo e envolve criança ou adolescente em situação de vulnerabilidade”, explica o promotor.

O Conselho Tutelar de Irineópolis está localizado na Rua Goiás, 361, próximo ao Banco do Brasil. O telefone é o 3625 1464 e o 47 991297696.