Para começar todo dia com o pé direito

Pacientes com câncer ilustram calendário da Rede Feminina. Campanha apoia quem está em tratamento e populariza superação

·
Atualizado há 10 anos

Por Mariana Honesko

Calendário 2
Mãe e filha ilustram mês de maio: união em família pelo tratamento da doença

As “folhinhas” são em tons rosa. No lugar de paisagens, anúncios ou doces flagrantes do afeto entre animais e a natureza, o calendário estampa o rosto sereno de quem enfrenta ou já enfrentou o câncer. A proposta é pioneira na região e liderada em União da Vitória pela Rede Feminina de Combate ao Câncer. Ao todo, são 12 imagens, assinadas pelo jornalista e fotógrafo, Lúcio Passos, que revelam o lado sensível de uma doença difícil, mas capaz de ser derrotada. O material não está mais à disposição. Conforme a equipe da Rede Feminina, apenas uma centena dos 800 calendários produzidos sobraram. Na verdade, não é bem um excedente. “A gente achou melhor guardar para poder presentear que nos visita, amigos e também para distribuirmos no encontro que teremos em maio”, explica a presidente da entidade, Márcia Martins.

O estoque foi oportuno. Em pouco tempo, os calendários esgotaram-se. Eles foram vendidos e o recurso aplicado nas ações sociais da rede. Quem tem a popular “folhinha” em casa, guardou uma relíquia. Cada mês, um paciente assistido pela rede ilustra com um sorriso os seus 28, 30 ou 31 dias. Uma pequena legenda revela mais. Além do nome do paciente, há uma explicação sobre o tratamento.

Em alguns casos, o câncer aparece derrotado. Em outros, revela-se vilão. O mês de fevereiro, por exemplo, não traz boas notícias. O jovem, Douglas Luis Gomes, que aparecia já sem cabelos mas feliz, não teve a oportunidade de ver sua foto. “Infelizmente ele faleceu em setembro do ano passado. Não chegou a ver o calendário pronto”, lamenta Márcia. Mesmo assim, sua imagem permaneceu lá, sem alteração. A família, inclusive, teria feito questão de deixar a imagem do garoto eternizada na campanha de apoio aos pacientes.

Outros dramas, ainda que com um final sem luto, são apresentados de maneira silenciosa, mês a mês. O resultado agradou. “Foi muito legal e a participação dos pacientes, muito boa”, sorri. De fato, a direção não teve nenhuma dificuldade para encontrar voluntários aos cliques, make e uma tarde no salão de beleza. “Foi simples e rápido”, garante a presidente.

Calendário 1
Presidente da Rede Feminina comemora aprovação da iniciativa na comunidade

Na escolha, a democracia falou mais alto. Não houve indicação de nomes, tampouco, seleção forçada. O projeto foi apresentado e os pacientes interessados, sinalizam sua vontade. Logo, os 12 rostos já estavam escolhidos. Nos bastidores, a produção foi intensa. Além de Passos, que cedeu seu talento, houve ainda apoio de outras empresas e instituições. Ninguém cobrou pelo trabalho.

Lentes

Para Passos, o trabalho com os pacientes de câncer foi tranquilo. O ensaio não foi o primeiro com o grupo. O fotógrafo, de uma maneira ou de outra, aparece envolvido nas ações da entidade, seja como profissional autônomo ou professor do Centro Universitário da Cidade de União da Vitória (Uniuv), que também assina as atividades da rede. Aliás, o estúdio de Passos foi montado em uma das salas da instituição. “Mesmo com a tensão que o estúdio causa, que é normal, foi muito fácil. Os pacientes estavam muito à vontade”, conta. Conforme ele, o resultado, mesmo fugindo um pouco de seus primeiros desenhos, agradou. E muito. “Sem dúvida foi algo diferente”, sorri. Além do ensaio, Passos cedeu todas as fotos para a entidade, bem como presenteou os pacientes clicados com um arquivo particular de imagens. O ensaio contou ainda com um vídeo, com detalhes dos bastidores.

IMG_9673Hora de falar sobre prevenção

Paralelo às atividades de rotina, a equipe da Rede Feminina se organiza para montar a terceira edição do Encontro Paranaense de Prevenção ao Câncer. O evento ocorre no dia 22 de maio. Haverá palestras com profissionais da área, que trabalham na região das Cidades Irmãs, e uma intensa campanha sobre alguns perfis mais comuns da doença. Na região, por exemplo, não está confirmado mas os temas devem envolver o câncer de pele e de mamas e a transmissão do popular HPV, o papilomavírus humano.

Um dia de cada vez

Janeiro

Maria Elenir Schwebell

Venceu o câncer em 2012.

Fevereiro

Douglas Luis Gomes

Na época da produção do calendário, estava em tratamento.

Março

Fabiana Neubauer

Em tratamento.

Abril

Roseli Cortelini

Em tratamento.

Maio

Maria Padilha e Natali Makiolke

Mãe e filha em tratamento.

Junho

Viton Ksionkewicz

Em tratamento.

Julho

Juanita Tomczyk

Venceu o câncer em 2013.

Agosto

Maria Teresa Colaço

Venceu o câncer em 2011.

Setembro

Izac Amadeu Stelmachuk Ribeiro

Venceu o câncer em 2011.

Outubro

Ivonete Wendt Steingenberger

Em tratamento.

Novembro

Dionéa Aparecida de Jesus Angelov

Em tratamento.

Dezembro

Silvia Juliana Repa de Castilho

Venceu a doença em 2012.

Empresas de mãos dadas pela causa

Gráfica Kaygangue

Loja Laço de Seda

Uniuv

O Boticário

Espaço Masculino

Salão Bella Dona

Estúdio Lúcio Passos