Como evitar acidentes em trabalhos manuais em casa

·
Atualizado há 4 anos

(Foto: Pixabay).
(Foto: Pixabay).

Ter uma casa para morar é direito de todos e algo essencial na vida de qualquer pessoa. Mas casa, às vezes, também é sinônimo de problemas. Sempre surge um detalhe aqui ou outro ali que precisa ser reparado, e nem sempre queremos ter que contratar um profissional para resolver a situação.

Por isso, muitas pessoas acabando recorrendo a suas próprias habilidades manuais e fazendo os reparos no lar. No entanto, o que era para ser um simples reparo pode se tornar um problema e tanto, já que os acidentes com trabalhos manuais em casa são mais comuns do que parecem.

Hoje, vamos dar algumas dicas para que você se previna dos acidentes ao fazer trabalhos manuais em casa.

Respeite as regras de segurança de cada ferramenta

Cada ferramenta tem sua maneira correta de ser utilizada, e isso influencia tanto ao melhor aproveitamento da mesma quanto à segurança de quem a utiliza. Leve em conta o jeito certo de manuseá-la e jamais improvise ferramentas que não foram feitas para determinado serviço.

Por exemplo, uma das ferramentas manuais mais utilizadas é a furadeira elétrica. De acordo com o portal MAGODASFERRAMENTAS, não é aconselhável utilizar luvas ao usar esse objeto, e também não se pode fazer pressão excessiva no aparelho, que isso pode fazer com que a broca se rompa, atingindo alguém e causando graves ferimentos.

Utilize Equipamentos de Proteção

Jamais abra mão de utilizar os Equipamentos de Proteção Individual (EPI) necessários para cada tipo de trabalho manual. Os mais comuns são máscaras, luvas e óculos. Se a tarefa envolver um serviço nas alturas, certifique-se de utilizar um cinto de proteção.

Os EPIs são obrigatórios no ambiente de trabalho, mas também precisam ser indispensáveis para quem costuma fazer reparos e trabalhos manuais em casa.

Faça a manutenção das ferramentas

De nada ainda contar com todas as ferramentas em casa se elas estão velhas, sujas e inutilizáveis. Fazer a manutenção das ferramentas significa limpá-las a cada utilização e perceber se existem peças com necessidade de troca. Antes de utilizar, sempre verifique se tudo está em ordem. Ferramentas são instrumentos poderosos e qualquer descuido pode causar um transtorno enorme.

Não mexa com o que você não conhece

Realize apenas serviços que você está seguro de que pode realizar. Não tente resolver problemas que você não domina. Essa dica vale ainda mais para reparos elétricos, pois qualquer descuido pode gerar choques que, nos piores casos, levam até a acidentes fatais.

Ferramentas cortantes também são perigosas e só devem ser manuseadas por quem tem total domínio sobre elas. As mãos são a parte do corpo mais afetadas em acidentes de trabalho, tanto em empresas quanto em casa, e isso tem muita relação com o manuseio errado dos objetos.

Organize o ambiente de trabalho

Tome cuidado com ferramentas jogadas no chão e restos de material pela casa. Essa falta de cuidado pode ser prejudicial tanto para quem está fazendo o serviço, quanto para quem mora na casa e, mais tarde, vai transitar pelo local do reparo.

Muitas ferramentas são cortantes e, em um ambiente desorganizado, podem causar sérios danos aos moradores da casa.