Comutran discute solicitações em reunião mensal

·
Atualizado há 9 anos

reuniao-comutran-portouniao
(Foto: Assessoria).

Na noite de quarta-feira, 25, aconteceu o Conselho Municipal de Trânsito de Porto União (Comutran) realizou sua reunião mensal, no Centro Empresarial.   O encontro foi coordenado pelo presidente Cláudio Tilgner de Souza.

Os assuntos colocados em pauta foram discutidos pelos conselheiros e participantes. Os resultados já foram encaminhados nesta manhã para que o Prefeito Anízio de Souza tome conhecimento e efetue as alterações e melhorias aprovadas, dentro do possível.

A solicitação para implantação de sinalização horizontal com pintura na cor amarela (proibido estacionar) no meio fio na Avenida Perimetral, entre o trevo da Reunidas até a Rua Expedicionário Eugênio A. de Almeida, sentido centro/bairro, não foi aprovada pelos conselheiros.

As justificativas para a não aprovação da solicitação foram muitas dentre como a de que o estacionamento de veículos pequenos não prejudica o fluxo normal dos veículos, o que prejudica o fluxo normal é o estacionamento de veículos pesados como caminhões, carretas e ônibus. A via se localiza ao lado da ciclovia, academia ao ar livre e parquinho infantil, sendo utilizada por um grande número de pessoas, que em boa parte estacionam seus veículos ao logo desse trecho para frequentar esses espaços, principalmente pessoas idosas e crianças. Caso o estacionamento seja proibido deste lado esses veículos terão que estacionar no outro lado da Avenida, proporcionando um risco maior de acidentes ao estacionar e atravessar as duas pistas.

A implantação de uma lombada elevada com faixa de pedestres em frente ao 9º Batalhão de Bombeiro Militar de SC, situado na Avenida João Pessoa foi aprovada. Estiveram presentes o Comandante do Corpo de Bombeiros, Tenente Marcelo Rodrigues, e o Subtenente Albertino Mafra, justificando a solicitação proposta.

Uma solicitação não aprovada foi a implantação de uma lombada ou faixa elevada na Avenida Santa Rosa, em frente a Padaria Kitutis, sentido bairro/centro. A justificativa é de que já existe uma solicitação aprovada para a implantação de faixa elevada em local próximo (em frente ao Supermercado Chipitoski), aguardando apenas sua execução.

O pedido para alteração na área de circulação de pedestres e ciclistas, mantendo apenas um sentido para os ciclistas (pista junto ao meio fio), no trecho entre a rotatória do 5ºBEC Bld e o início da Avenida Perimetral, não foi aprovado. Devido a pista destinada aos ciclistas ficar com largura inferior a permitida, não possibilitando a passagem de dois ciclistas, o que pode ocasionar acidentes, pois o fluxo de ciclista é muito superior ao fluxo de pedestres.

A mudança nos locais das vagas de Idosos e Deficiente Físico em frente ao Hospital São Braz também não foi aprovada, devido a impossibilidade de relocação, por não existir outro espaço adequado as necessidades das vagas.

A proibição de tráfego de caminhões pesados nas ruas João Fernandes de Aquino e Carlos Evaldo Unterstell, Bairro São Pedro foi aprovada.

A instalação de placa de Velocidade Máxima Permitida e Trânsito Intenso de Crianças, na Rua Getúlio Diogo da Silva, Bairro São Pedro, foi aprovada.

O debate sobre a situação de veículos estacionados em via pública para comercialização, com a participação do diretor de tributos e fiscalização da Prefeitura, Orlando Schmidt, não aconteceu. Mas, devido as inúmeras reclamações existentes sobre o assunto, o assunto foi debatido, sendo aprovado o envio de ofício a Administração Municipal para que esclareça as medidas que efetivamente estão sendo tomadas para atender a Lei Complementar nº.023/05-Art. 98-item V.

Outro pedido foi sobre o estacionamento dos ônibus escolares na Avenida João Pessoa, em frente a Delegacia de Policia, próximo a UNC. Será encaminhado ofício a UNC para viabilizar uma solução adequada.