Conheça o projeto Arte no Descarte da Pormade

Empresa aposta em cursos de artesanato e pintura em tela, utilizando resíduos de materiais para a produção das peças.

·
Atualizado há 7 anos

PormadeX-XXX2XA Pormade oferece cursos de artesanato e pintura em tela para os seus funcionários, familiares e à comunidade. O projeto, que leva o nome de “Arte no Descarte”, acontece toda segunda-feira, das 18h30 às 21h30. Os cursos são realizados no Centro de Desenvolvimento Humano Pormade (Cedehp), que fica localizado na Avenida Bento Munhoz da Rocha Neto, número 511, esquina com a Rua Elkis.

O curso de artesanato tem a duração de sete meses. A artista plástica, Ericleia Larsen Jarentchuk, é a professora do curso. Ela já está no projeto há oito anos. A ideia de implantar as aulas na Pormade surgiu quando Ericleia reutilizou resíduos da empresa para fazer peças de artesanato. Ela apresentou o material para a direção da empresa, que aprovou e apoiou a ideia.

Nas aulas, os alunos recebem o material e aprendem a pintá-lo. A professora mostra o que deve ser feito e auxilia quem tem alguma dúvida ou precisa de ajuda. Grande parte do material usado para a produção das peças vem de resíduos da empresa. Ericleia explica que, além de aprenderem, os alunos podem comercializar as peças que produzem. “As aulas são um lazer para quem participa. O clima é de confraternização. Além de servir como uma terapia é também um ganho extra”.

Para este módulo, foram escolhidas 16 peças para produção, que podem ser utilizadas em diferentes ambientes, como banheiros, recepções, cozinhas, entre outros. A aluna Marisa Fenker conta que o clima das aulas é de descontração e amizade. “É muito gostoso de participar. Todos os alunos se ajudam. As aulas estão bem interessantes. Ao mesmo tempo em que aprendemos, vamos colocando o conhecimento em prática”, diz.

Todo o material do curso de pintura em tela também é disponibilizado nas aulas. Os alunos desenvolvem a criatividade para o uso das cores e do tema escolhido.

A colaboradora Sueli Heppner diz que o projeto Arte no Descarte é o lugar ideal para os alunos colocarem a criatividade em prática. “As aulas servem para descontrair. Além de ser uma terapia, também transforma os resíduos em arte”, explica.

Quando a produção das peças termina, cada aluno escolhe qual finalidade dará para o seu material.