Defesa Civil alerta sobre os perigos de promover queimadas durante estiagem

Foram contidos sete focos de incêndio nos últimos dias

·
Atualizado há 5 anos

(Foto: Assessoria).
(Foto: Assessoria).

A Comissão de Defesa Civil Municipal (Comdec) atendeu nos últimos dias sete focos de incêndio em Bituruna. Os atendimentos aconteceram nas comunidades São Roque, Augusto Loureiro, Boa Esperança/Encantilado, São José e Sabiá e nos bairros São João e São Pedro. A Comdec orienta a população a não realizarem as chamadas “queimadas controladas”, comumente utilizada para a limpeza da pastagem, durante o período de estiagem a qual a região enfrenta no momento.

A coordenadora da Defesa Civil, Jesica Braga Franchin, explica que Bituruna possui uma Brigada de Incêndio que conta com oito brigadistas e um caminhão com capacidade de 5 mil litros.

“A equipe foi capacitada pelo Corpo de Bombeiros de União da Vitória e Técnicos em Segurança do Trabalho para realizar atendimentos de pequenas proporções, por isso é importante que não sejam realizadas queimadas, pois, se elas tomarem grandes proporções, será necessário chamar a equipe de União da Vitória que demora para chegar devido ao tempo de deslocamento”.

Provocar incêndio em mata ou floresta é crime ambiental definido no artigo 41 da Lei de Crimes Ambientais.