Dia para deixar o carro na garagem

Movimento encerra Semana Nacional do Trânsito e incentiva comportamento mais sustentável

·
Atualizado há 10 anos

Por Mariana Honesko

bandas0038A chuva que caiu com força no sábado diminuiu o roteiro de atividades programadas. Mesmo assim, a organização acredita que a meta foi alcançada já ao meio-dia, quando o movimento “Dia sem Carro”, precisou ser suspenso. “Vamos pedalar, vamos caminhar. Isso é importante para saúde, faz bem”, incentivava um dos organizadores da campanha, Osni Schroh. O evento, apoiado pelo Colégio Túlio de França, integrava a Semana Nacional do Trânsito. Em União da Vitória, por conta do tempo instável, ela precisou ser adiada e apenas no final de semana celebrou o fim de dias intensos de mobilização em prol de um comportamento mais educado e bem menos agressivo ao meio ambiente. “O povo participando, conseguimos as mudanças”, sorriu Schroh.

O evento teve sua estrutura montada na Avenida Paula Freitas, no Distrito de São Cristóvão. Quem passou por lá pode conhecer mais sobre algumas entidades e, especialmente, sobre as vantagens de uma vida mais “leve”, quando o carro é deixado de lado eventualmente. O “Dia sem Carro” também promoveu a preservação ambiental, quando orientou pais e seus filhos sobre gestos simples, capazes de transformar. “Se educarmos as crianças para que não joguem lixo no chão, em algum tempo, vamos ter uma mudança no comportamento. Como é bom chegar numa cidade limpa, sem sujeira. A criança é a chave do futuro”, defende o organizador.

Ao longo da Semana Nacional, cuja programação em União da Vitória foi realizada entre os dias 16 e 20 de setembro, além da defesa de comportamentos mais sadios, houve ainda ações sociais. Uma delas, realizada em parceria com o Lions Clube, mobilizou a doação de alimentos em prol de quatro entidades beneficentes. “Fizemos muitas ações ao longo da semana e a comunidade participou muito”, comemora a coordenadora do projeto de Educação de Trânsito, Serli Correia de Vasconcellos Olivetti. Para ela, a semana, bem como a campanha promovida no sábado, abriu brechas para a discussão do tema. “Esse é um momento onde a gente pode repensar o trânsito e ter mais conscientização sobre o tema. Temos a nossa própria cidade como exemplo”, pontua.

Álcool ao volante

bandas0023Nesta edição, a Semana Nacional alertou os motoristas sobre os perigos da combinação álcool e direção. Estimativas apontam que nas cidades irmãs, o consumo de álcool aparece em cerca de 80% dos acidentes de trânsito. A porcentagem ganha ainda maior dimensão quando os números nacionais são avaliados. O Brasil é o quinto no mundo com mais mortes no trânsito.