Diretor do Sebrae/PR assume a presidência da Abase

·
Atualizado há 7 anos

Abase_02O diretor-superintendente do Sebrae/PR, Vitor Roberto Tioqueta, foi eleito na última semana (29.03), em Brasília, presidente da Associação Brasileira dos Sebrae/Estaduais – Abase, para o exercício de abril de 2017 até maio de 2019. Eleito com 100% dos votos entre 81 diretores, Tioqueta será o terceiro paranaense a assumir a presidência da entidade que é o fórum técnico e estratégico para as 27 unidades da Federação que integram o Sistema Sebrae. O paranaense sucede Antonio Valdir Oliveira Filho, superintendente do Sebrae/DF.

Na cerimônia de posse, o presidente do Sebrae, Guilherme Afif Domingos, ratificou sua crença na atuação em rede e ressaltou a interdependência do Sistema para a atuação conjunta entre Sebrae e Abase. Para o dirigente, esse alinhamento prosseguirá com o novo corpo diretivo da entidade.

“Isso é fundamental para a integração com o diálogo mantido em tom moderado, o que não quer dizer que não possam existir divergências, afinal nela também se buscam caminhos. Tanto Valdir, que deixa a presidência, quanto Vitor, que inclusive é membro do nosso conselho, possuem uma história e conhecimento sobre o Sebrae. O Vitor tem 29 anos de Sebrae e é sempre muito bom trabalhar com quem conhece a causa”, reforçou Afif.

Ex-superintendente do Sebrae/PR e ex-presidente da Abase, Hélio Cadore afirmou que independente do período histórico e seus desafios, a entidade e o Sebrae têm juntos uma função estratégica para o desenvolvimento do Brasil por meio dos pequenos negócios.

“A Abase é uma espécie de fio condutor do pensamento estratégico do Sistema Sebrae. A causa da micro e pequena empresa é continuada e tem desafios singulares em cada época. No presente, percebemos estímulo, ânimo para lutar pela causa e, com certeza, o Vitor e a nova diretoria terão novos desafios. Até porque, enquanto existir um obstáculo para que os empreendedores de micro e pequeno porte não possam ser exitosos, o Sebrae tem que estar presente lutando e buscando soluções. O País só é forte se as micro a pequenas empresas forem fortes”, pontuou Cadore.

Ainda na posse, o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/PR e do Sistema FAEP/Senar-PR, Ágide Meneguette, chamou a atenção sobre a crise e para a necessidade e responsabilidade do Sebrae nesse contexto. “É um momento delicado, de desafios ainda maiores e o Sebrae tem a inteligência para ajudar os micro e pequenos empresários. Por isso, essa união que presenciamos nesta eleição é fundamental para a busca e construção de um ambiente melhor para as micro e pequenas empresas”, ratificou Meneguette.

Presidente eleito e empossado, Vitor Tioqueta estabeleceu com sua diretoria eixos prioritários no planejamento e ação, defesa institucional, e ainda, uma aliança estratégica com o Sistema Sebrae.

“A defesa da nossa história, atuação e a visão de futuro para a Abase promovem um novo pacto que desejamos para a entidade. Queremos cooperar com o Sistema Sebrae e defender os interesses dos associados para que, juntos, possamos atingir plenamente a nossa missão maior de promover a competitividade e o desenvolvimento sustentável dos pequenos negócios”, projetou. Tioqueta terá como vice-presidente João Carlos Alvarenga (Sebrae/AP), como diretor financeiro, Wanderson Lemos (Sebrae/GO) e diretor técnico, Ronaldo de Moraes e Silva (Sebrae/AL). Ainda integram a Abase vice-presidentes das cinco regiões brasileiras e um Conselho Fiscal.

Ainda participaram da posse da nova diretoria, o diretor de Administração e Finanças do Sebrae Nacional, Vinicius Lages, a diretora técnica do Sebrae Nacional, Heloisa Menezes, o presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, bem como diretores de unidades do Sistema Sebrae, inclusive os paranaenses Julio Agostini e José Gava Neto. Além de Vitor Tioqueta, outros dois paranaenses já presidiram a Abase, entidade que existe desde 1985. O primeiro foi James Rui Palazzo, nos anos 89 e 90, ainda na época do Ceag. O segundo foi Hélio Cadore, de 2003 a 2005.