EM FESTA: Morador de Caçador comemora 106 anos

Ernesto Faoro esbanja lucidez

·
Atualizado há 5 anos

Seu ernesto
(Foto: Seu Ernesto – crédito: Divulgação)

Ernesto Faoro, morador de Caçador, completou 106 anos nesta segunda-feira, 15.

Ainda lúcido, o empreendedor e Cidadão Honorário comemorou a data em casa com familiares e amigos.

Sua trajetória profissional, seu espírito empreendedor e sua contribuição para o desenvolvimento do Município são inspiração para os caçadorenses.

O aniversariante é acadêmico da Academia Caçadorense de Letras e Artes (ACLA), sendo considerado o mais idoso do Brasil dentre as academias.

Ernesto também é um dos fundadores do Rotary Caçador. Ele é um dos rotarianos com mais tempo de clube e um dos mais atuantes do mundo.

Neto de imigrantes italianos, Ernesto Faoro nasceu em Antonio Prado, no Rio Grande do Sul, em 15 de abril de 1913.

Em 1931, seus pais Attilio Faoro e Luísa D’Ambros decidiram mudar com a família para Rio Caçador, em busca de melhores condições para educar seus filhos. Na época, não havia energia elétrica em Caçador, então, junto com o pai, construiu a primeira usina hidrelétrica que forneceu a luz necessária ao desenvolvimento da cidade.

Durante décadas, manteve em Caçador uma loja de ferragens, passando aos seus descendentes o espírito do empreendedorismo.

É sócio fundador do Rotary, que iniciou suas atividades no Município em 27 de setembro de 1948, sendo, atualmente, o mais antigo rotariano do Brasil.

Ernesto Faoro herdou o espírito empreendedor do pai e do avô e, durante estes 87 anos em que aqui reside, participou de inúmeras iniciativas e empreendimentos que beneficiam até hoje a cidade de Caçador.

Em 2002 recebeu o Título de Cidadão Honorário de Caçador, através da Resolução nº 1, de 14 de maio.

Ao completar o centenário de vida, lançou o livro “Ernesto Faoro – 100 anos de Juventude”, onde estão registradas suas memórias.