Encontro discute controle genético e melhoria no plantel leiteiro

·
Atualizado há 9 anos

bovinocultura-interior-uniaodavitoria
(Foto: Assessoria).

Em reunião com bovinocultores de leite, e interessados na atividade, na manhã desta quinta-feira (09/04) – na Secretaria de Agricultura, o prefeito de União da Vitória, Pedro Ivo Ilkiv, sugeriu convênio com entidade do setor produtivo. O objetivo é proporcionar auxílio aos produtores, por meio de programa municipal, e criar base de dados que permita maior controle das vacas que produzem leite, bem como obter registro de cada parentesco genético do gado, que perfaz o plantel da propriedade. Essa proposta foi apresentada, ao grupo de trabalhadores ligados ao setor, em forma de audiência pública para saber se há interesse frente à iniciativa.

De acordo com o prefeito, que também é especialista em gado leiteiro e melhoramento genético, a perspectiva futura é de que o setor siga essa tendência. “Nesse controle de dados é possível saber de todo o parentesco de um animal, aos poucos ampliando para sabermos todas às informações relativas a ela”, explicou. Segundo Pedro Ivo, isso permite prever possíveis anomalias, baseado nessas informações, e projetar correções que aumentem a produtividade.

O prefeito observa que a melhoria tecnológica é fundamental, até pela escassez, cada vez maior, de terras férteis, divididas entre produção alimentar e de energia. “Além da comida, o solo está sendo ocupado para produzir energia como o etanol”, justifica. A proposta apresentada, conforme ele, serve não apenas para propriedades de alta produtividade, mas também para o pequeno produtor, que se utiliza de técnicas mais rústicas.

Para o extensionista da Emater e médico veterinário, Orival Stolf, a iniciativa é inédita, pelo menos dentro de seu conhecimento, atuando por quase 40 anos junto ao setor. “Está muito à frente do nosso tempo e absolutamente necessário. Partindo de um prefeito que tem conhecimento do setor”, afirmou.

Ao final da reunião – com presença de mais de 30 pessoas -, Pedro Ivo sugeriu que cada produtor faça sua adesão de livre e espontânea vontade. “Vamos, junto do secretário [Marco Antônio] Coradin, cadastrar quem tem interesse e montarmos o grupo que será atendido”. Na proposta, projetada junto à Associação Paranaense de Criadores de Bovinos da Raça Holandesa (APCBRH), é fundamental realizar pesagem mensal da produção de leite e criar a planilha de controle. “Mensalmente um profissional faz a visita para verificar e cadastrar essas informações”, acrescentou o prefeito.

Ainda, Coradin lembrou que, por meio do técnico agropecuário da Emater, José Carlos Schipitoski, está sendo desenvolvido um projeto junto à bacia leiteira. A princípio a orientação está focada na formação de pastagens e busca ampliar o auxílio. Por sua vez, Schipitoski lembrou que os produtores de leite foram beneficiados com o repasse de adubo, via programa municipal articulado pelo presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Valdir Cortellini (também presente à audiência). Além disso, Pedro Ivo sinalizou o interesse de subsidiar calcário e ampliar o apoio técnico para fomentar maior produtividade e incentivar mais adesão de bovinocultores.