Enquete sobre unificação das Cidades Irmãs termina hoje

Questionamento segue disponível no Portal Vvale até o fim do dia

·
Atualizado há 10 anos

Por Mariana Honesko

unificação
Maioria é favorável a unificação (Bruna Kobus/Jornal O Comércio)

Ainda dá tempo para votar. Termina às 16 horas desta segunda-feira, 11, a enquete que discute a unificação de União da Vitória e Porto União. A votação é fruto da série de reportagens que O Comércio publicou sobre o tema.

Na internet, a participação do público revela insatisfação e apelo por mudança. Vale anotar os números: até o final da edição de sexta-feira, 8, 988 pessoas haviam votado. A maioria, 79%, apoia a unificação. No outro lado da conta aparecem 21% contra o movimento. Dos que abraçam a causa, a sugestão é pela incorporação de Porto União ao Paraná.

O assunto, que tomou as rodas de conversa e chegou aos plenários das Câmaras de Vereadores das Cidades Irmãs, ainda é um tabu. Quem concorda, vê na unificação economia aos cofres públicos, bem como o aumento da representatividade regional.

Por outro lado, quem discorda vê nas possíveis perdas a justificativa para que as cidades não se separem. Este é o caso do vereador Altamir Moreira de Castilho (PDT), de União da Vitória. Contrário à unificação, ele vê na união desperdício de energia, recursos e profissionais. “Hoje o dinheiro vem de duas unidades federativas. Se unir, teremos apenas de um lado. Temos também duas companhias de policias. Se passarmos para um único estado, vamos perder em quantidade e valorização. Na parte econômica, perdemos: temos duas caixas (Caixa Economia Federal), dois Bancos do Brasil”, argumenta.

Castilho também vê a redução dos valores do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) uma consequência e, por fim, um empecilho. O vereador teria feito seus próprios cálculos e acredita que o corte anual chegaria aos R$ 5 milhões. “Seria favorável na questão política. Diminuiremos o número de vereadores, do quadro nas prefeituras e a valorização, também política, seria interessante. Teríamos mais valor e conseguiríamos até eleger deputados”, contrapõe. “Mas é preciso ver o custo disso”, diz.

A unificação é assunto que o Grupo Verde Vale de Comunicação questiona há alguns anos, mas apenas agora ganhou “corpo” e virou tema da série especial. Em suas pesquisas de opinião, o grupo identificou por meio de questionamentos a vontade popular. A partir disso, o Poder Legislativo das duas cidades também se manifestaram sobre o assunto.

Reunificação

De acordo com registros, União da Vitória e Porto União já foram uma única cidade. Ela pertencia ao Paraná até 1917, quando os limites de estados ainda não estavam bem definidos. Na época, sem consulta popular e por vontade dos governos, a cidade foi cortada ao meio. As barreiras, contudo, são invisíveis para quem mora e trabalha na região.

Vote e deixe seu comentário

A enquete ainda permite o registro de comentários e até sugestões para a sequência da série sobre o assunto. Participe.