Epagri e representantes de empresas da região apresentam resultados do seminário

epagri-canoinhas-reuniao
(Foto: Assessoria).

Em reunião realizada na tarde desta terça-feira, 1º, no gabinete do secretário regional Ricardo Pereira Martin, estiveram presentes o chefe da estação experimental da Epagri Canoinhas, Gilson Gallotti, além de representantes de empresas do ramo papeleiro da região, para apresentar documento com as conclusões do “Primeiro Seminário Regional sobre Uso Agrícola de Resíduos das Indústrias de Celulose e Papel, no Planalto Norte Catarinense”, realizado no dia 28 de maio.

Gallotti explicou durante reunião que em função da necessidade de dar um destino racional aos resíduos produzidos pelas empresas, com o viés agronômico, adequando um passivo ambiental de um lado, e do outro, o interesse do Estado em gerar tecnologias aplicáveis pelo setor rural com ganhos técnicos, econômicos e ambientais para sociedade, é que solicitam uma audiência com a equipe setorial do Estado. “Queremos apresentar os resultados desse seminário ao Governo do Estado, para que possamos dar continuidade a esse trabalho, pois Santa Catarina é o terceiro maior produtor de papel do Brasil”, destacou.

O seminário realizado em maio teve como objetivo criar propostas e linhas de ação para o uso racional dos insumos gerados pelas empresas de papel e celulose, contribuindo para o desenvolvimento regional. O Planalto Norte catarinense tem na produção e reciclagem de papel um importante componente para a construção do seu Produto Interno Bruto (PIB) e há 15 anos a Epagri desenvolve pesquisas para aplicar os resíduos gerados pelas empresas como insumos agrícolas.

Ainda foi destacado durante reunião que o Planalto Norte Catarinense tem cerca de 20 mil empregados diretos, oriundos da produção e reciclagem de papel. “As exposições e resultados apresentados durante o seminário apontam para a possibilidade do uso agrícola dos resíduos, propiciando autonomia em corretivos de solo para o território do Planalto Norte”, frisou o chefe da estação experimental da Epagri.

Estiveram presentes também na reunião, representantes de empresas da região. Jacson Guimarães, gerente de meio ambiente da Empresa West Rock; Mônica Mendes e César Costa, engenheiros químicos da empresa Cia Canoinhas; e João Ribeiro Teixeira e Cesar Gois Presetes, engenheiros agrônomos da Empresa Vida Produtos e Serviços Ltda.

0 COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta