Escavadeira Hidráulica inicia serviços para piscicultores em União da Vitória

·
Atualizado há 10 anos

reuniao-trabauco-piscicultores (3)
(Fotos: Assessoria).

Em reunião, na tarde desta terça-feira (22/07), com produtores de peixes das Colônias Trabuco e São Gabriel, ficou acertado o início dos trabalhos da Escavadeira Hidráulica para a próxima semana. A escolha do local para iniciar os serviços é oriunda de sorteio realizado na comunidade do Rio Vermelho, no mês de maio deste ano, quando foi entregue a máquina, no valor de R$ 384.000,00, adquirida via emenda parlamentar junto ao ministério da Pesca e Aquicultura (MPA). O equipamento tem destino exclusivo para readequação e abertura de açudes para piscicultores.

O coordenador do Projeto no município, José Carlos Chipitoski, detalhou sobre o auxílio da administração para os produtores e a contrapartida. São 17 pequenos piscicultores, dessas duas comunidades, beneficiados nessa primeira região atendida, que pagarão em torno de R$ 40,00 por hora máquina trabalhada, conforme a Lei nº. 4409/2014. “Esse valor é, praticamente, só para pagar o óleo diesel da escavadeira”, aponta o coordenador. “É o incentivo para vocês, especialmente os menores”, completa. A regra foi aprovada em Lei Municipal, pela Câmara de Vereadores, e têm preços diferenciados, valores inferiores para pequenos proprietários e um pouco maiores para médios e grandes. Ainda, o intuito é evitar ‘o vai e vem’ da máquina, disso a constituição de roteiro a ser seguido para otimizar e organizar os serviços a serem executados.

reuniao-trabauco-piscicultores (2)Antes de receber a máquina, o interessado precisa pagar o boleto, retirado na secretaria de Agricultura. O técnico do Centro de Pesquisa e Extensão em Aquicultura (Cepea) Ildo Zago, Marlos de Bastiani, também presente à reunião e foi apresentado aos piscicultores, fará visitas aos produtores antes da chegada da escavadeira. “O Marlos vai avaliar o tipo de serviço a ser realizado e a quantidade de horas necessárias”, explica Chipitoski. O técnico estará acompanhando todo o processo, desde a alevinagem, feita no Cepea e administrada pela Universidade Estadual do Paraná (Unespar – campus de União da Vitória – antiga FAFIUV) por meio do Instituto de Ensino, Pesquisa e Prestação de Serviços (IEPS). “Queremos entregar alevinos já em porte adequado e orientar sobre a ração, qualidade da água e todos os detalhes para que tenhamos produção de qualidade e satisfatória. Esse é o pedido do prefeito Pedro Ivo [Ilkiv] e nosso foco”, frisa o coordenador. Ainda, os técnicos estarão auxiliando quanto às liberações ambientais necessárias.

reuniao-trabauco-piscicultores (1)O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (e vereador), Waldir Cortellini, participou do evento, salientando o empenho de Pedro Ivo para estimular a cadeia produtiva de peixe, com a contratação de técnicos, aquisição da Escavadeira e trabalho de produção de alevinos. “Essa escavadeira é algo que nunca tivemos e é exclusivo de vocês, da piscicultura”, justifica. Cortellini disse que a piscicultura tem potencial, mas precisa de orientação técnica especializada. “Temos dois técnicos à disposição. Isso é fundamental, pois nunca tivemos esse apoio”, destaca. “Sem contar todo o trabalho da prefeitura para ter comércio, como a merenda escolar e outras possibilidades que estamos trabalhando”, completa.