Escola Professor Serapião comemora centenário em grande estilo

A festa aconteceu na noite desta quinta-feira, no CTG Fronteira da Amizade. Apresentações artísticas, jantar/baile e homenagens prometem ficar eternizadas ao público de mais de 900 pessoas que estiveram no local

·
Atualizado há 13 anos

serapiao 11Uma grande festa contou na noite desta quinta-feira a trajetória da primeira escola de União da Vitória. A Escola Professor Serapião comemorou neste dia 6 de junho seu centenário. Para marcar a data, um memorial e uma exposição, na própria escola, foi preparada pela direção e funcionários, com auxílio da comunidade que estudou ou conhece alguém que adquiriu os primeiros conhecimentos nesta Instituição de ensino. De acordo com a diretora da Escola, Leonice de Fátima Espanhol, foi importante a colaboração da população que nos presenteou com fotos e objetos antigos que marcaram momentos importantes deste educandário.

 A grande festa

O jantar/baile em comemoração ao centenário da Escola aconteceu na noite desta quinta-feira, no CTG Fronteira da Amizade. Uma noite regada de atividades culturais e pronunciamentos emanados de história e emoção fizeram parte da noite. Entre os atrativos da noite, um deles chamou a atenção, em especial das crianças. Uma Cápsula do Tempo foi construída pela equipe do educandário no intuito de serem depositados nela objetos relativos a história da escola no ano de 2013. Assim sendo, a Cápsula será lacrada e aberta somente daqui 50 anos. 

Grupo Escolar Professor Serapião: 100 anos de história

Untitled_Panorama2
Bruna Kobus/Jornal O Comércio

Durante o jantar/baile também foi realizada cerimônia de lançamento do livro Grupo Escolar Professor Serapião: 100 anos de história, personagens ocultos no cotidiano da escola promovendo a formação e a transformação, de autoria da professora Roseli B. Klein.

Em seu discurso, a mestra destacou que esta obra apresenta fragmentos de fontes primárias (livros de registro de exames finais, atas de inspeção escolar, atas de reuniões pedagógicas, livro de registro de ofícios …) que foram catalogados no ano de 2009 junto ao acervo histórico do Grupo Escolar Professor Serapião em União da Vitória.

A pesquisa é resultado do Núcleo de Catalogação, Estudos e Pesquisas (Nucathe) sobre História da Educação do município de união da Vitória. Este núcleo está vinculado ao Grupo de Estudos e Pesquisas “História, Sociedade e Educação no Brasil” (HISTEDBR) da Faculdade de Educação da Unicamp.

A professora Roseli, destacou que a intenção foi homenagear o Grupo Escolar Professor Serapião que completa 100 anos de história, cuja trajetória foi inicialmente afetada pelo Conflito do Contestado, mas posteriormente se recuperou tornando-se a inspiração da modernização educacional no Brasil.

 Professor Serapião, Patrono da Escola

serapiao 6Na obra de Roseli consta a história do Patrono da Escola. Joaquim Serapião do Nascimento, filho de Gabriel do Nascimento e de Matilde do Nascimento, nasceu em Iguape, no Estado de São Paulo, em 1847 e faleceu em Curitiba em 11 de junho de 1911. Em 1901, veio residir no Paraná e se tornou conhecido como emérito educador. Em Curitiba, dirigiu por longo tempo, o Colégio Nossa Senhora da Luz, e em Castro dirigiu o Colégio Nossa Senhora Santana do Iapó. Exerceu cargo de Secretário do Supremo Tribunal de Justiça do Estado. Também foi poeta, prosador e teatrólogo.

 

Fique sempre atualizado

Entre no nosso grupo do WhatsApp e siga nosso perfil no Instagram para não perder nenhuma notícia!