
Depois de uma sucessão de erros e desencontros, a SC-135 pode receber a operação tapa-buracos, programada para o fim do ano passado. Casa o Ministério Público (MP) autorize, o município de Porto União poderá ceder máquina, caminhões e homens para a execução. O prefeito, Anizio de Souza, disse que recebeu um telefonema do Secretário de Desenvolvimento Regional, Ricardo Pereira Martin, pedindo ajuda de Porto União para realizar a operação paliativa. “Ele disse que nos dá a emulsão e nos entramos com as máquinas e na execução do serviço”, explicou Anizío.
O prefeito lembrou que o ex-prefeito Renato Stasiak está respondendo na justiça por ter realizado uma operação tapa-buracos com os caminhões da prefeitura em uma estrada estadual. “Se o Ministério Público não autorizar, eu não posso fazer”, disse Souza.
Enquanto isso, Pereira, que tinha uma reunião com o prefeito em Porto União na manhã de ontem, não apareceu. Anízio diz que sua administração sofre as consequências da morosidade do governo do Estado no trato com as rodovias estaduais. A SC-135 está esburacada. O projeto de revitalização do trecho Porto União e Matos Costa ficou para na promessa. Outro problema que irrita Anízio é a questão da SC-478, trecho entre Lança e o Distrito de Santa Cruz do Timbó. Parada por falta de dinheiro, a empresa bloqueou o trecho já asfaltado. O governo do Estado ainda não tomou nenhuma providência.
Ainda como prefeito em exercício de Porto União, o vice, Aloísio Salvatti (PMDB), encontrou uma solução para receber atenção do governador de Santa Catarina. Ele mandou a Assessoria de Imprensa da prefeitura fotografar todos os buracos da SC-135, no trecho Porto União a Matos Costa. De posse das fotos, enviou ofício com cópias das 30 crateras mais perigosas e enviou correspondência “AR” ao Governador Raimundo Colombo (PSD), para o vice Governador, Eduardo Pinho Moreira (PMDB) e para o Secretário de Infraestrutura do Estado (Deinfra), João Carlos Ecker (PMDB), além das regionais do Deinfra em Joinville e Florianópolis. De acordo com o prefeito interino, O município de Porto União merece mais respeito.
Nada ficou claro
O MP de Porto União não se manifesta sobre suposições. Até chegar um pedido formal ninguém vai comentar o assunto, que ainda está na esfera política. No entanto o prefeito disse que há boa vontade. “Do jeito que está não pode ficar. Quem sofre é a comunidade de Porto União e do Distrito de São Miguel da Serra. Sem contar o perigo que é uma estrada mal sinalizada, com um traçado perigoso e esburacada. Se me deixarem vou fazer, e fazer bem feito”, disse.
Enquanto aguardam um solução, os usuários da rodovia continuam a rotina de quebrar rodas, furar pneus e prejudicar a suspensão dos carros.